P-o25 Avaliação do uso da rhBMP-2 na otimização do reparo ósseo em seio maxilar e defeitos periimplantares: revisão da literatura.

Autores

  • GAC Momesso
  • PHS Gomes-Ferreira
  • R Okamoto
  • S Ferreira
  • D Oliveira
  • LP Faverani

Resumo

Objetivo: O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão da literatura mostrando as principais indicações da rhBMP-2 para reparos ósseos e manutenções ósseas em alvéolos pós exodonticos e/ou aumento do rebordo alveolar atrófico e defeitos críticos, por meio de ensaios clínicos, visando à viabilidade da rhBMP-2 para posterior instalação de implantes dentários, permitindo formação óssea satisfatória com osseointegração no longo prazo. Metodologia: A busca de dados deste trabalho foi realizada na base de dados PubMed/MedLine, por meio dos termos de indexação “Bone Morphogenetic Protein 2 " e "Dentistry", consultados na lista “Mesh”.  Foram incluídos somente ensaios clínicos publicados na língua inglesa na área da odontologia, relacionados à reconstrução óssea, tais como alvéolos pós exodonticos e/ou aumento do rebordo alveolar atrófico e defeitos críticos, independente dos fatores idade, gênero, etnia, com morbidades associadas ou do período da publicação. Resultados: Foram encontrados 17 artigos de acordo com os filtros selecionados, dos quais foram excluídos dez, sendo utilizados nesta revisão 9 artigos. Conclusão: Foi possível concluir que o uso de rhBMP-2/ACS para preservar o rebordo alveolar após a extração do elemento dentário ou para aumento de defeitos localizados é seguro e viável; a utilização de um composto com rhBMP-2 + osso alógeno + PRP pode ser um substituto do enxerto autógeno para defeitos críticos mandibulares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-12-23

Como Citar

Momesso, G., Gomes-Ferreira, P., Okamoto, R., Ferreira, S., Oliveira, D., & Faverani, L. (2015). P-o25 Avaliação do uso da rhBMP-2 na otimização do reparo ósseo em seio maxilar e defeitos periimplantares: revisão da literatura. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 4(1). Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/1168