P-o27 Avaliação de conhecimento sobre câncer bucal em escolares estaduais

Autores

  • ACB Machado
  • MLMM Sundefeld
  • SAS Moimaz
  • TAS Rovida

Resumo

Objetivos ou Proposição: O objetivo deste trabalho foi realizar palestras explicativas sobre câncer bucal e avaliar o nível de aprendizado dos estudantes. Métodos: Foram desenvolvidas palestras semanais sobre assuntos relacionados a câncer bucal sua etiologia, sintomatologia, fatores de risco, suas associações e, avaliar o nível de aprendizado dos estudantes.A pesquisa foi realizada com alunos (n= 621) matriculados no 7º ano de três escolas estaduais do município de Araçatuba-SP entre os anos de 2011 e 2012; a avaliação do conhecimento foi feita por meio de questionário pré-elaborado, o mesmo foi aplicado antes e após a realização das palestras. Resultados: Os resultados demonstraram que houve um aumento de 28,9% de acertos nas respostas dos jovens sobre a localização mais frequente do câncer do câncer de boca após atividade educativa. Com relação ao autoexame os resultados demonstraram que houve um aumento de 47,2% de acertos nas respostas dos jovens após atividade educativa. A respeito da maneira como executar o autoexame houve um aumento de 33,1% de acertos nas respostas dos jovens após atividade educativa. Conclusões: Houve ganho na aprendizagem dos escolares sobre câncer bucal após a realização do projeto.

Agradecimentos/Apoio Financeiro: Proex

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-12-23

Como Citar

Machado, A., Sundefeld, M., Moimaz, S., & Rovida, T. (2015). P-o27 Avaliação de conhecimento sobre câncer bucal em escolares estaduais. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 4(1). Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/1170