Percepção dos Técnicos em Saúde Bucal sobre Educação em Saúde: uma análise qualitativa

Bruna Paola Martins, Tânia Harumi Uchida, Raquel Sano Suga Terada, Renata Corrêa Pascotto, Mitsue Fujimaki

Resumo


Introdução: As práticas educativas em saúde bucal podem ser desenvolvidas por todos os profissionais da área odontológica, entretanto os Técnicos em Saúde Bucal (TSB) têm como uma de suas atribuições legais trabalhar a educação em saúde. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi identificar a percepção dos TSBs do Sistema Único de Saúde, nos municípios da 15a Regional de Saúde do Paraná, quanto ao seu papel na educação em saúde, apresentando os principais fatores relatados que dificultam ou corroboram com essa prática, por meio de uma pesquisa qualitativa. Material e Método: Para este estudo foi realizada a análise de um banco de dados composto por entrevistas feitas com 10 TSBs atuantes nos municípios da 15aRegional de Saúde do Paraná. As entrevistas foram realizadas face a face, baseadas em um roteiro semi-estruturado e gravadas. A transcrição das gravações foi realizada de forma manual e as falas foram categorizadas segundo o método da análise de conteúdo proposto por Bardin, utilizando-se o software Atlas.ti 7.0. Resultados: Os resultados apontaram 16 fatores facilitadores e 9 barreiras ao exercício da educação em saúde, sendo 4 deles fatores emergentes, não descritos anteriormente na literatura. Conclusão: Vários fatores foram apontados pelos TSBs, sendo a maioria facilitadores, mostrando que os TSBs tem buscado exercer o seu papel de educador em saúde bucal e promover as modificações necessárias para uma população consciente e com saúde bucal. Entretanto, uma prática educativa efetiva para a manutenção da saúde ainda é um grande desafio a ser vencido por profissionais e comunidade.

Descritores: Pesquisa Qualitativa; Odontologia Preventiva; Educação em Saúde Bucal.


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