A educação ambiental inserida de forma lúdica no ensino fundamental

JR Santos

Resumo


A compreensão dos conceitos de Educação Ambiental juntamente com a Ecologia, proporciona o conhecimento dos alunos no que se refere às inter-relações presentes entre os organismos, o ser humano e a natureza. Entretanto, muitas vezes se mostra como um estudo de difícil apropriação, onde os alunos não conseguem perceber de que forma estão inseridos e como a Educação Ambiental pode estar presente no dia a dia. O objetivo desse estudo é apresentar uma alternativa lúdica para o ensino da Educação Ambiental, sobre as causas e consequências do desequilíbrio da cadeia alimentar e como isso pode afetar toda uma população que está relacionada a ela. Desta forma, foram elaborados pequenos painéis, fichas e cartilhas, com materiais de baixo custo e aplicados a alunos do 2° ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Araçatuba, São Paulo. Os dados coletados indicaram a visão positiva dos alunos, sendo assim, comprovando que, a utilização de dinâmicas e jogos didáticos podem facilitar a aprendizagem.

Descritores: Educação Ambiental; Ensino Fundamental e Médio; Cadeia Alimentar.


Texto completo:

PDF


Indexação em Base de Dados (Catálogo de Revistas Científicas)
  • BBO - Bibliografia Brasileira de Odontologia
  • BVS – Biblioteca Virtual em Saúde
  • BIREME - Portal de Revistas Científicas em Ciências da Saúde
  • LATINDEX - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe
  • SEER - Diretório de Revistas Brasileiras em SEER
  • DIADORIM - Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras
  • PKP - Public Knowledge Project
  • SCHOLAR GOOGLE