GradP - oo6 Utilização de tecnologia da informação e robótica no ensino de ciências para alunos do ensino fundamental

Autores

  • Karoline dos Santos Pereira
  • Isabela Magalhães Leal
  • Nádia Marques Ikeda
  • Ana Cláudia Okamoto
  • Christiane Marie Schweitzer
  • Elerson Gaetti-Jardim Júnior

Resumo

A construção do saber, nesse século XXI, exige abordagem ampla e interdisciplinar, evidenciando os pontos de interconexão entre as diferentes áreas do conhecimento, constituindo um dos grandes desafios do magistério. O presente trabalho objetivou avaliar o desempenho de alunos do ciclo básico submetidos ao ensino de ciências (biologia, astronomia, geologia e geografia) e matemática utilizando-se de estratégias de tecnologia da informação e de robótica. Para tanto, alunos de 7ª e 8ª séries do ensino fundamental da escola estadual Prof. LEA Silva Moraes, escola modelo de ensino integral, foram orientados em disciplina eletiva, sobre a existência de padrões de organização na natureza, desde moléculas, células, sistemas fisiológicos e saúde, eventos geológicos e climáticos, comparando esses sistemas e processos com aqueles oriundos da informática e robótica. Os alunos ainda receberam os conceitos de lógica, desenvolvimento de programas de computador e uso de ferramentas interativas e jogos, praticando esse novo saber em ações robóticas com o kit robótico LEGO MIndstorms, organizados de forma a se comportem como “organismos vivos”. Esses alunos foram submetidos a avaliações de desempenho de aprendizagem por especialistas em pedagogia, além de participarem de debates envolvendo os temas ligados à saúde e em provas de seleção para o ensino médio de escolas técnicas profissionalizantes. Os níveis de aprovação em exames de seleção para o ensino médio e cursos profissionalizantes, bem como o rendimento escolar dos alunos participantes foi significativamente aumentado, comparando-se os dados com os anos anteriores. Os resultados evidenciaram que a interação entre as ciências biológicas, exatas e humanas, bem como o uso de informática e robótica, potencializam o aprendizado e permitem que o raciocínio lógico seja valorizado.

Descritores: Educação Continuada; Programação Linear; Robótica; Avaliação Educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-08-04

Como Citar

Pereira, K. dos S., Leal, I. M., Ikeda, N. M., Okamoto, A. C., Schweitzer, C. M., & Gaetti-Jardim Júnior, E. (2016). GradP - oo6 Utilização de tecnologia da informação e robótica no ensino de ciências para alunos do ensino fundamental. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 5. Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/1572