Influência da rigidez dos cimentos resinosos na distribuição de tensão em prótese fixa adesiva

Autores

  • MM Penteado
  • ALB Jurema
  • JPM Tribst
  • GSFA Saavedra
  • ALS Borges

Resumo

Embora o avanço das técnicas de implantes dentários tenha revolucionado a reabilitação oral, há casos clínicos que inviabilizam o seu uso. A prótese adesiva é uma opção na ausência de um único elemento, porém a fratura ou descolamento do sistema geram insegurança na sua prática. O objetivo deste estudo é avaliar a influência do módulo elástico de cimentos resinosos na distribuição de tensão em prótese adesiva. O software CAD Rhinoceros 4.0 foi utilizado para modelagem de uma prótese adesiva de 3 elementos com pôntico em dente lateral. O modelo foi importado pelo Software CAE Ansys (version 16.0). Elementos tetraédricos formaram a malha (434752 elementos e 754981 nós). Os sólidos foram considerados isotrópicos, linearmente elásticos e homogêneos. Todos contatos entre as geometrias foram considerados perfeitamente colados e a fixação ocorreu na base do osso medular. A força aplicada (100N) foi a 45° na área palatina do incisivo lateral. Executou-se análise estática estrutural mecânica. Os cimentos utilizados na simulação apresentaram diferentes módulos elásticos: 2GPa, 6GPa, 10GPa, 14GPa, 18GPa, 22GPa, 26GPa. Na análise da tensão máxima principal observou-se que a menor tensão de tração ocorreu na linha de cimentação no grupo com menor módulo elástico, já para a restauração o grupo com menor tensão de tração foi o com cimento de maior módulo elástico. Conclusão: o módulo elástico do cimento influencia na distribuição de tensões de prótese fixa adesiva, e quanto maior seu valor maior a probabilidade de cimentação.

Descritores: Módulo de Elasticidade; Análise de Elementos Finitos; Prótese Adesiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Trivedi S. Finite element analysis: A boon to dentistry. J Oral Boil Craniofac Res. 2014; 4(3):200-3.

Spazzin AO, Bacchi A, Alessandretti R, Santo MB, Basso GR, Griggs J, et al. Ceramic strengthening by tuning the elastic moduli of resin-based luting agentes. Dental Mater. 2017; 33(3):358-66.

Downloads

Publicado

2017-05-14

Como Citar

Penteado, M., Jurema, A., Tribst, J., Saavedra, G., & Borges, A. (2017). Influência da rigidez dos cimentos resinosos na distribuição de tensão em prótese fixa adesiva. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 6. Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/2152