Princípios odontológicos na harmonização do sorriso: laminados cerâmicos

Autores

  • ASP Barcellos
  • NF Barchetta
  • JB Monteiro
  • G Cabral
  • RMM Melo
  • ET Kimpara
  • GSFA Saavedra

Resumo

Na abordagem clínica, perante a necessidade de harmonização do sorriso por meio de laminados cerâmicos, são possíveis várias técnicas de execução e planejamento. Este estudo apresenta um caso clínico de incisivos laterais superiores conóides, com fluorose dentária e diastemas. A paciente do sexo feminino, 18 anos, relatou insatisfação com a estética dentária. Na consulta inicial, foi realizado o protocolo de documentação fotográfica para o mapeamento e diagnóstico do caso. O planejamento digital foi feito por meio do Digital Smile Design (DSD) e uma moldagem anatômica. Na segunda consulta, foi realizado o ensaio diagnóstico por meio da técnica de Mock-Up, como mecanismo de controle para a confecção dos preparos dentários. A moldagem foi realizada, a cor foi tomada e um novo Mock-Up foi realizado. A superfície interna dos laminados foram jateadas com óxido de alumínio, aplicação de ácido fluorídrico a 4,6% e silanização. A última etapa do tratamento consistiu nas provas seca e úmida e cimentação dos laminados. Na prova seca avaliou-se o assentamento e a adaptação das restaurações. A prova úmida foi realizada por meio do Try-in. Sucedeu-se o condicionamento com ácido fosfórico a 37% e aplicação do adesivo na superfície dentária. O cimento resinoso foi aplicado sobre a superfície interna dos laminados e iniciou-se a sua inserção. Por último, procedeu-se o ajuste oclusal e funcional. Através de um adequado planejamento, é possível estabelecer a harmonia do sorriso seguindo os princípios científicos de planejamento digital, seleção da técnica de preparo e de material para resolução estética e funcional.

Descritores: Cerâmica; Prótese Dentária; Facetas Dentárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Rotoli BT, Lima DA, Pini NP, Aguiar FH, Pereira GD, Paulillo LA. Porcelain veneers as an alternative for esthetic treatment: clinical report. Oper Dent. 2013; 38(5):459-66.

Gurrea J, Bruguera A. Wax-up and Mock-Up. A guide for anterior periodontal and restorative treatments. Int J Esthet Dent. 2014; 9(2):146-62.

Pimentel W. Teixeira ML, Costa PP, Jorge MZ, Tiossi R. Predictable outcomes with porcelain laminate veneers: a clinical report. J Prosthodont. 2016;25(4):335-40.

Downloads

Publicado

2017-05-14

Como Citar

Barcellos, A., Barchetta, N., Monteiro, J., Cabral, G., Melo, R., Kimpara, E., & Saavedra, G. (2017). Princípios odontológicos na harmonização do sorriso: laminados cerâmicos. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 6. Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/2164