Qualidade de vida de estudantes de graduação e pós-graduação em Odontologia

Autores

  • João Rafael Amadeu
  • Mirella Martins Justi

DOI:

https://doi.org/10.21270/archi.v6i11.2275

Resumo

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) a qualidade de vida (QV) pode ser definida como “a percepção do indivíduo de sua posição na vida, no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”. Para se mensurar a QV um dos instrumentos utilizados é o questionário WHOQOL-bref, que foi desenvolvido pelo Grupo de Qualidade de Vida da Organização Mundial de Saúde para se avaliar este aspecto de forma rápida e objetiva, sendo ele a versão abreviada do WHOQOL-100. O instrumento consta de 26 questões que abrangem diferentes facetas dentro de quatro domínios diferentes, que são o físico, o psicológico, das relações sociais e o ambiente. O objetivo deste estudo foi a aplicação do WHOQOL-Bref em uma amostra de 150 estudantes de graduação e pós-graduação de uma Faculdade de Odontologia de uma universidade pública do Estado de São Paulo com a finalidade de avaliar a qualidade de vida dos estudantes em vários quesitos socioeconômicos. A média geral da qualidade de vida dos estudantes foi de 62,4. O domínio com melhor avaliação foi o das Relações Sociais (69,3), seguido pelo Psicológico (64,3) e Ambiente (64,0), sendo o Domínio Físico (51,7) o pior avaliado. Por meio deste estudo foi possível a identificação dos pontos pertinentes da qualidade de vida dos estudantes de Odontologia, percebendo muitas das dificuldades vivenciadas no dia a dia e que afetam diretamente este aspecto, além de também buscar traçar algumas estratégias que contribuam para sua melhoria.

Descritores: Qualidade de Vida; Odontologia; Educação Superior.

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Publicado

2017-12-14

Como Citar

Amadeu, J. R., & Justi, M. M. (2017). Qualidade de vida de estudantes de graduação e pós-graduação em Odontologia. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 6(11). https://doi.org/10.21270/archi.v6i11.2275

Edição

Seção

Artigos