OPPg o1o - Avaliação do reparo ósseo de defeitos críticos de calvária de ratos após a implantação de beta tricálcio fosfato(β-TCP)

Autores

  • RBP Silva
  • LF Silva
  • ENRC Reis
  • MA Matsumoto
  • TA Bárbara
  • IR Garcia Júnior
  • R Okamoto
  • D Ponzoni

Resumo

O uso de biomateriais tem sido indicado em procedimentos de reconstruções ósseas como em levantamentos de seios maxilares, preenchimento de alvéolos após exodontias e no auxílio na instalação de implantes osseointegráveis na tentativa de eliminar sítios doadores. O objetivo deste trabalho foi avaliar  o β-TCP como material osteocondutor em comparação ao osso bovino inorgânico em defeitos críticos em calvárias de ratos. Foram realizados defeitos críticos de 7 mm em calotas de 48 ratos Wistar. Os animais foram divididos em 4 grupos com 2 tempos de eutanásia e os defeitos foram preenchidos com β-TCP, osso bovino inorgânico, osso autógeno ou sem preenchimento, somente com coágulo. Todos os defeitos foram recobertos com membrana absorvível de osso cortical bovino. Foram realizadas avaliações histológica, histométrica e imunoistoquímica (osteocalcina), nos períodos de 30 e 60 dias pós-operatórios. No período de 30 dias, todos os grupos apresentaram áreas de neoformação óssea, sendo predominante no grupo em que foi utilizado o enxerto autógeno, entretanto não houve diferença estatisticamente significativa(p<0,05). No período de 60 dias, houve similaridade no padrão de neoformação óssea entre o grupo em que foi usado o β-TCP e o osso bovino inorgânico (p= 0,549). Com relação a avaliação imunoistoquímica para marcação da osteocalcina, o grupo Coágulo apresentou marcação leve para períodos de 30 e 60 dias, o grupo Autógeno moderada para 30 dias e moderada a intensa para 60 dias, o grupo Bio-Oss apresentou marcação leve a moderada para o período de 30 dias e intensa para 60 dias, o grupo β-TCP apresentou marcação moderada para os períodos de 30 e 60 dias. O β-TCP apresentou-se como um bom material osteocondutor, com resultados semelhantes ao enxerto ósseo bovino inorgânico, sendo adequado para sua utilização no reparo de defeitos ósseos.

Descritores: Materiais Biocompatíveis; Substitutos Ósseos; Ratos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-12-30

Como Citar

Silva, R., Silva, L., Reis, E., Matsumoto, M., Bárbara, T., Garcia Júnior, I., Okamoto, R., & Ponzoni, D. (2017). OPPg o1o - Avaliação do reparo ósseo de defeitos críticos de calvária de ratos após a implantação de beta tricálcio fosfato(β-TCP). ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 6. Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/2394