OPGr o42 - O efeito anabólico do PTH 1-34 pode melhorar o processo de reparo ósseo periimplantar em ratos orquiectomizados?

Autores

  • PB Frigério
  • PHS Gomes-Ferreira
  • IO Puttini
  • D Oliveira
  • JS Hassumi
  • FR de Souza Batista
  • LP Faverani
  • R Okamoto

Resumo

Este trabalho tem como objetivo avaliar a dinâmica e morfometria no processo de reparo periimplantar em ratos submetidos à orquiectomia, tratados com teriparatida (PTH 1-34). 18 ratos de aproximadamente 500 gramas, foram divididos em 3 grupos: SHAM (cirurgia fictícia), ORQ (orquiectomia), e ORQTERI (orquiectomia bilateral, tratados com teriparatida). Os animais passaram por uma cirúrgia, em que foi instalado um implante na metáfise tibial direita. Aos 14 e 42 dias de pós-operatório, foram administrados os fluorocromos calceína e alizarina, respectivamente. A eutanásia ocorreu após 60 dias da instalação dos implantes. As peças foram analisadas na microtomografia computadorizada (microCT) para avaliação dos parâmetros de espessura do trabeculado (Tb.Th), número e separação de trabéculas (Tb.N, Tb.Sp) e percentual de volume ósseo (BV/TV). Para microscopia confocal a laser, a mensuração da área dos fluorocromos e extensão linear de contato osso/implante (ELCOI) foi realizada no programa Image J. Os dados não paramétricos foram comparados pelo teste Kruskal-Wallis e paramétricos pelo teste ANOVA 1 ou 2 fatores. Como pós-teste, os testes de Holm-Sidak, ou Tukey foram aplicados, com nível de significância a 5%.  Para os parâmetros de BV/TV, Tb.Th, o grupo ORQTERI apresentou os maiores valores em relação aos demais grupos. Para Tb.Sp o grupo SHAM apresentou o melhor resultado (ORQ: p<0,05 e ORQTERI: p>0,05), e Tb.N, não houve diferença estatisticamente significante na comparação dos resultados intragrupos (p>0,05). Para avaliação dos fluorocromos, ORQTERI mostrou melhor turnover ósseo periimplantar (ORQ: p<0,05) e para ELCOI, o grupo SHAM apresentou os maiores resultados (ORQ: p<0,05). Portanto, foi observado que o tratamento com teriparatida melhora a dinâmica óssea, além de aumentar a qualidade e volume ósseo periimplantar.

Descritores: Osteoporose; Teriparatida; Saúde do Homem; Implantes Dentários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-12-30

Como Citar

Frigério, P., Gomes-Ferreira, P., Puttini, I., Oliveira, D., Hassumi, J., de Souza Batista, F., Faverani, L., & Okamoto, R. (2017). OPGr o42 - O efeito anabólico do PTH 1-34 pode melhorar o processo de reparo ósseo periimplantar em ratos orquiectomizados?. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 6. Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/2482