P o28 - Uso da tomografia computadorizada cone beam na Odontologia

Autores

  • Caroline Francisca de Souza
  • Aline Passolongo
  • Juliana Paula Visotto
  • Lucieni Cristina Trovati Moreti
  • Marlene Cabral Coimbra da Cruz

Resumo

A Tomografia Computadorizada Cone Beam (TCCB) ou Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico (TCFC) é um método de diagnóstico por imagem que utiliza a radiação X e permite obter a reprodução do complexo maxilomandibular nos três planos do espaço em cortes seccionais. Oferece uma imagem volumétrica, possibilitando uma melhor visualização de altura, largura e profundidade em um mesmo exame. A TCCB permite enxergar todas as estruturas em “fatias”, principalmente os tecidos mineralizados, com uma excelente definição de irregularidades tridimensionalmente, onde os feixes cônicos dos raios-X sensibilizam sensores ligados a um computador. O objetivo deste estudo é revisar a literatura sobre o uso da TCCB na odontologia. Atualmente, a TCCB vem sendo cada vez mais utilizada como método de diagnóstico na prática clínica odontológica, principalmente nas áreas de Implantodontia, Diagnóstico Bucal, Cirurgia e Ortodontia. Apesar da TCFC fornecer mais detalhes que as radiografias convencionais, esse tipo de exame apresenta ainda algumas desvantagens, que incluem o elevado custo e o difícil acesso. A dose efetiva de radiação varia de acordo com o tamanho do campo de visão requerido, e pode ser tão baixo quanto o de uma radiografia panorâmica convencional. A TCCB está se tornando fundamental para o planejamento cirúrgico de instalação de implantes na Odontologia, permitindo com extrema precisão a visualização e localização de estruturas anatômicas, análise da espessura, quantidade e qualidade de osso remanescente. Conclui-se que a TCCB é um exame preciso, porém o cirurgião-dentista deve avaliar o custo-benefício para sua indicação, ainda sendo indicada quando as radiografias convencionais não fornecerem informações suficientes para o adequado planejamento do caso.

Descritores: Tomografia Computadorizada por Raios-X; Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico; Diagnóstico por Imagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-01-17

Como Citar

Souza, C. F. de, Passolongo, A., Visotto, J. P., Moreti, L. C. T., & Cruz, M. C. C. da. (2018). P o28 - Uso da tomografia computadorizada cone beam na Odontologia. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 6. Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/2843