Anais do 2º Encontro de Revisão Sistemática e/ou Meta-Análise do Programa de Pós-Graduação em Odontologia FOA/UNESP

Autores

  • Eduardo Piza Pellizzer

DOI:

https://doi.org/10.21270/archi.v6i0.2950

Resumo

Caros(as) Leitores(as)

Com muita satisfação em dezembro de 2017, realizamos o segundo encontro de revisão sistemática do programa de pós-graduação em odontologia, onde tivemos 82 participantes, sendo composto por alunos de graduação, pós-graduação, profissionais e professores de diferentes instituições como: Faculdade de Odontologia de Araçatuba (FOA-UNESP), Faculdade de Odontologia do Pernambuco (FOP-UPE), Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP), Faculdade de Odontologia de Araraquara (FOAR-UNESP) e Faculdade de Odontologia (UNOESTE-Presidente Prudente).

O encontro ocorreu em um ambiente harmonioso, com profundas reflexões cientificas a cerca de diferentes temas. Durante o período da manhã foi ministrado aos participantes uma palestra intitulada “A Colaboração Cochrane e Odontologia Baseada em Evidências - The Cochrane Collaboration and evidence-based dentistry” ministrada pelo Prof. Vinícius Pedrazzi (FORP-USP) membro do Brazilian Oral Health Group - Cochrane Collaboration com uma carga horária de 4 horas. No período da tarde foi reservado para a apresentação e avaliações dos trabalhos de revisões sistemáticas e meta-análises, para posterior premiação dos melhores trabalhos. Neste ano tivemos a inscrições de 31 trabalhos de revisões sistemáticas e/ou meta-análises apresentados na forma de painéis, onde demostra o interesse pela revisão sistemática em um curto período de tempo (2 anos).

Nos dias atuais, no mundo globalizado, de grande desenvolvimento tecnológico e cientifico, não é permitido que procedimentos e condutas sejam feitas de forma empírica ou ultrapassadas. Estamos em uma época que não existe espaço para o atendimento de pacientes sem o alicerce das evidencias cientificas, onde a preferencia pessoal não pode ser conduzida em detrimento do paciente. E neste contesto sem duvida nenhuma, principalmente na área da saúde, é importantíssimo as revisões sistemáticas, que procuram responder uma pergunta principal. Mas é de suma importância a qualidade dos artigos selecionados através de critérios de inclusão e exclusão rígidos, que normalmente devem ser estudos clínicos randomizados. A equipe que ira realizar a revisão precisa ser neutra, rigorosa e precisa, pois, ela precisa ser possível de ser repetida em qualquer lugar do mundo e chegar as mesmas conclusões, obviamente dentro dos critérios estabelecidos.

As revisões são capazes de permitir que reposicionamos a nossa conduta frente a uma determinada terapia, e muitas vezes constatamos que temos uma ideia equivocada sobre determinado procedimento. Tão importante quanto realizar adequadamente uma revisão sistemática, é saber quando não realizá-la, devido aos diferentes motivos presentes, como por exemplo, a insuficiência do número de artigos, ou a presença de outras revisões que não permitam respostas ou desfechos diferentes daqueles apresentados, ou seja, avaliar a importância frente ao que existe disponível da literatura.

Não é mais época de impor condutas sem evidencias cientificas, principalmente em centros de ensino e pesquisa!

Este encontro ocorrerá todos os anos, no mês de dezembro e todos são bem-vindos!

Prof.Titular Eduardo Piza Pellizzer

Coordenador do 2º Encontro de Revisão Sistemática e/ou Meta-Análise do Programa de Pós-Graduação em Odontologia FOA/UNESP

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-01-29

Como Citar

Pellizzer, E. P. (2018). Anais do 2º Encontro de Revisão Sistemática e/ou Meta-Análise do Programa de Pós-Graduação em Odontologia FOA/UNESP. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 6. https://doi.org/10.21270/archi.v6i0.2950