Variação anatômica do músculo oblíquo inferior da cabeça

Autores

  • JG Oliveira
  • RAT Murayama
  • FA Neto
  • OL La Falce
  • RP Rocha

Resumo

INTRODUÇÃO: Os músculos suboccipitais (MSO) são pequenos músculos localizados na região cervical posterior que estendem a cabeça nas articulações atlanto-occipitais e a giram com o atlas sobre o áxis. A inervação é proveniente do nervo suboccipital (ramo posterior do primeiro nervo espinal) o qual emerge por dentro do trígono suboccipital (TSO) juntamente com a artéria vertebral em um sulco sobre a face superior do arco posterior do atlas. As relações estreitas dos músculos, os vasos vertebrais e ramos do primeiro nervo cervical criam condições para a compressão das formações neuro-vasculares. O objetivo deste estudo foi relatar o músculo oblíquo inferior da cabeça supranumerário e as implicações clínicas pertinentes a este músculo. RELATO DO CASO: Durante uma rotina de dissecação foram observadas variações dos músculos suboccipitais de um cadáver masculino adulto. No lado esquerdo e direito, os músculos oblíquos inferior da cabeça encontravam-se duplicados. Os músculos oblíquos inferior da cabeça direito e esquerdo possuíam tendão único em cada lado originado na face lateral do processo espinhoso do áxis e inserido separadamente na face ínfero-posterior do processo transverso do atlas. O nervo suboccipital e a artéria vertebral apresentavam trajeto coincidente ao descrito na literatura. DISCUSSÃO: As correlações clínicas das variações anatômicas no TSO podem ser importantes na avaliação de neuralgia occipital. Assim como da vertigem por insuficiência arterial vértebro-basilar devido à compressão da artéria vertebral e diminuição do fluxo sanguíneo neste território que pode provocar o aparecimento de sintomas labirínticos como vertigens1. Para Zaĭtseva2 (1983), as relações estreitas dos músculos, os vasos vertebrais e ramos do primeiro nervo cervical criam condições para a compressão das formações neuro-vasculares na região atlanto-occipital. Embora a literatura não se refira à neuralgia occipital e vertigem como resultante do MOI supranumerário no trígono suboccipital, acreditamos ser necessária maior atenção no aumento de incidência para os casos de variação anatômica deste músculo.

DESCRITORES: Trígono Suboccipital; Músculo Oblíquo Inferior da Cabeça; Neuralgia Occipital; Artéria Vertebral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Janis JE, Hatef DA, Ducic I et al . The Anatomy of the Greater Occipital Nerve: Part II. Compression Point Topography. Plast Reconstr Surg. 2010; 126:1563-72.

Zaĭtseva RL , Chudnovskiĭ NA. Characteristics of the topographical anatomical interrelations of the vertebral artery, muscles and connective tissue and neural formations in the area of the atlanto-occipital joint. Arkh Anat Gistol Embriol. 1983;84:23-9.

Downloads

Publicado

2013-11-10

Como Citar

Oliveira, J., Murayama, R., Neto, F., La Falce, O., & Rocha, R. (2013). Variação anatômica do músculo oblíquo inferior da cabeça. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 2(4-Supp.3). Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/305