Uso da malha de nylon/sílica como reforço em prótese fixa adesiva anterior: relato de dois casos clínicos

Autores

  • Benitez PL, Paes TJA, Borges ALS, Bresciani E, Caneppele TMF

Resumo

Com o desenvolvimento de novos materiais na Odontologia Restauradora é possível restaurar um elemento dental com uma prótese fixa adesiva preservando estrutura dental sadia ao máximo. O presente trabalho relata dois casos clínicos que apresentavam perda de um dente anterior, restaurados com uma prótese fixa adesiva de resina composta reforçada com uma malha de nylon/sílica. O primeiro caso refere-se a uma paciente de 55 anos que usava uma prótese provisória removível e relatou insatisfação quanto a estética. Ao exame clínico constatou-se ausência do dente 22, e presença de bastante substrato sadio nos dentes adjacentes 21 e 23. Foram então realizados preparos conservadores nos dentes 21 e 23, com ponta diamantada 3131 para permitir a inserção da fibra. Foi realizada moldagem com silicone de adição. Após a moldagem, foi obtido modelo de gesso para a confecção da restauração usando a fibra desenvolvida no ICT/UNESP com patente BR1020120281198 e resina composta Z350XT, seguido do acabamento e polimento. A cimentação adesiva foi realizada com Enforce(Dentsply) sob isolamento absoluto, seguido pela checagem da oclusão. No segundo caso se refere a um paciente de 37 anos com ausência do dente 21 ao que foi aplicado o mesmo protocolo. O resultado obtido foi satisfatório tanto para o paciente quanto para o operador. No controle de 6 meses e 3 meses respectivamente o resultado inicial foi mantido. Conclui-se que a prótese adesiva reforçada com fibra de nylon/sílica pode ser uma alternativa viável, conservadora e de baixo custo, com propriedades mecânicas e estéticas favoráveis.

Descritores: Prótese Parcial Fixa; Resina Composta.

Referências

  1. Almeida CS, Amaral M, De Cássia Papaiz Gonçalves F, De Arruda Paes TJ. Effect of an experimental silica-nylon reinforcement on the fracture load and flexural strength of bisacrylic interim partial fixed dental prostheses. J Prosthet Dent. 2016; 115(3):301-5.
  2. Paes-Junior TJDA, De Castro HL, Borges ALS, Della Bona A, Gonçalves FDCP. A novel silica-nylon mesh reinforcement for dental prostheses. Adv Mater Sci Eng. 2017; 2017.
  3. Valittu P. Survival rates of resin-bonded, glass fiber-reinforced fixed partial dentures with a mean follow-up of 42- months: a pilot study. J Prosthet Dent. 2004; 91(3):241-6.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-10-11

Como Citar

Borges ALS, Bresciani E, Caneppele TMF, B. P. P. T. (2018). Uso da malha de nylon/sílica como reforço em prótese fixa adesiva anterior: relato de dois casos clínicos. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 7. Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/3384