Utilização de novo sistema de reforço em nylon na reabilitação por prótese parcial removível de paciente oncológico: descrição de caso clínico

Prado PHCO, Watanabe H, Paes Junior TJA

Resumo


O uso da resina acrílica na confecção de próteses, tanto totais quanto parciais removíveis, tem sido estudado por anos com o intuito de caracterizar as propriedades intrínsecas do material nas mais diversas condições, como sua resistência mecânica, módulo elástico, dureza, bem como propriedades biológicas quando modificadas por sais metálicos. Com a ocorrência constante de pacientes com necessidades protéticas especiais nas clínicas odontológicas, tais como os submetidos a ressecções oncológicas ou ainda pacientes com defeitos orais congênitos, a confecção de próteses com o intuito de harmonizar as funções básicas torna-se uma etapa cada vez mais desafiadora, com a necessidade de, por vezes, individualizar as peças com a finalidade de selar ou preencher esses defeitos anatômicos. A resina acrílica não oferece uma resistência tão grande quando utilizada para extensões ou obturações palatinas associadas a uma armação de prótese parcial removível. No presente relato de caso clínico buscamos contornar essa deficiência com a instalação de uma rede de nylon na matriz resinosa previamente à acrilização a fim de oferecer suporte e fortalecer a estrutura da armação, garantindo uma maior longevidade do conjunto. Deve-se ressaltar que o sucesso restaurador protético objetivou a devolução de função para o paciente e sua satisfação no uso da peça finalizada, de modo previsível e fundamentado na literatura atual.

Descritores: Resina Acrílica; Prótese Parcial Removível; Reabilitação.

Referências

  1. Alves NC, Gonçalves HH. Avaliação das causas da perda dentária, dificuldades e expectativas dos pacientes em relação à prótese total. J Bras Clin Odontol Integr. 2003; 7(37):50-4.
  2. Jovino-Silveira RC, Caldas Jr. AF, Souza EH, Gusmão ES. Primary reason for tooth extraction in a Brazilian adult population. Oral Health Prev Dent. 2005; 3:151-57
  3. Leite ACE, Guerra ENS, Melo NS. Fatores de risco relacionados com o desenvolvimento do câncer bucal: revisão. Rev de Clín Pesq Odontol. 2005;1(3):31-6.

Texto completo:

PDF


Indexação em Base de Dados (Catálogo de Revistas Científicas)
  • BBO - Bibliografia Brasileira de Odontologia
  • BVS – Biblioteca Virtual em Saúde
  • BIREME - Portal de Revistas Científicas em Ciências da Saúde
  • LATINDEX - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe
  • SEER - Diretório de Revistas Brasileiras em SEER
  • DIADORIM - Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras
  • PKP - Public Knowledge Project
  • SCHOLAR GOOGLE