Anais II SAO UEPG - II Semana Acadêmica de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa

Autores

  • Bruna Fortes Bittencourt Cunha
  • Stella Kossatz Pereira
  • Márcia Helena Baldani Pinto

DOI:

https://doi.org/10.21270/archi.v7i0.3826

Resumo

Bom dia,

Antes de mais, meus cumprimentos a Vossa Presença nesta cerimônia, nomeada a várias entidades e seus representantes: Prof. Dra. Fabiana Mansani, Chefe do Setor de Ciências Biológicas e da Saúde, Prof. Dra Stela Kossats Pereira, Chefe do Departamento, Prof. Dra. Marcia Baldani, Chefe do Colegiado, prof. Dra. Bruna Fortes Bittercurt, Docente do Fórum Científico, Prof. Dra Nara Bombarda, Coordenadora da Pós-graduação, aos demais professores, graduandos e não graduandos  presentes.

Sem dúvida alguma, organizar e gerenciar um evento deste porte, não é uma tarefa fácil. Quero agradecer todos os membros da Comissão da Semana Acadêmica: Presidência, Científico, Tecnologia da Informação, Logística, Financeiro e Eventos. Agradeço também todos os profissionais e empresas patrocinadoras, responsáveis por todo suporte e realização deste evento, todos os professores que nos guiaram para a execução desta jornada.

É com muita satisfação que nos encontramos, hoje, na II Semana Acadêmica de Odontologia, evento que se traduz para nós como a concretização de um sonho. Sinto-me honrado em proferir este discurso em nome de todos os membros da Comissão Organizadora, sei que a responsabilidade é enorme, mas posso dizer que abracei a ideia de corpo e alma. Durante a construção desse evento, foram inúmeras reuniões. A vivência com os acadêmicos do primeiro ao quinto ano nos mostrou a importância de aprender e ensinar, de discutir ideias, formular novos conceitos, trouxe-nos maturidade de conviver com a divergência de opiniões ou interesses. Acredito que o conhecimento adquirido nos transformou e muito nos ajudará a atuar na vida prática como agentes de mudanças.

Há exatamente um ano, estávamos na nossa primeira Semana Acadêmica. Éramos 30 acadêmicos com um sonho em comum: trazer novos conhecimentos através de um Evento Científico. Sei que para muitos era um sonho abstrato. Além das dificuldades que se pode imaginar em fazer uma jornada desse porte, tínhamos um grande desafio: conquistar a confiança dos professores.

Erramos, aprendemos, tentamos superar nossas próprias limitações quando trouxemos esse evento. Começar uma Semana Acadêmica, com o saldo de apenas “vontade própria”, foi desafiador.

Éramos 30 mentes jovens, do primeiro ao quinto ano, com a missão de fazer a diferença.

Superamos as expectativas!

Hoje somos 38, entre alunos da graduação, pós-graduação e docentes. Triplicamos o número de trabalhos científicos. Aumentamos o público, a estrutura, o patrocínio. Estamos caminhando... acreditem! Traçando metas, é possível fazer a diferença.

Hoje também, eu, e alguns membros da comissão do quinto ano nos despedimos desta instituição como alunos, entretanto levaremos boas recordações e saudade no peito. Muito nos orgulharemos em deixar este legado para as gerações seguintes. Quem sabe num futuro as portas ainda estejam abertas e então retornaremos, novamente como alunos ou, talvez, como professores, para transmitir aquilo que nos foi dado um dia: o gosto pela busca do conhecimento.

Precisamos acreditar que o conhecimento transforma. O trabalho de lapidação do ser humano é árduo e exige dedicação. Somos aqueles que dominam a arte de usar a técnica para realizar aquilo que a imaginação humana concebe. Estou falando de nós, futuros Cirurgiões dentistas.

Sejam sempre facilitadores da informação, honrem seu conhecimento. A todos, meu muito obrigado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-19

Como Citar

Cunha, B. F. B., Pereira, S. K., & Pinto, M. H. B. (2018). Anais II SAO UEPG - II Semana Acadêmica de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 7. https://doi.org/10.21270/archi.v7i0.3826