Influência do consumo de bebidas alcoólicas na microbiota bucal humana

Autores

  • Flávia Alfredo Plazza
  • Karina Andrade Carvalho
  • Ana Cláudia Okamoto
  • Christiane Marie Schweitzer
  • Elerson Gaetti-Jardim Jr

Resumo

A dependência ao álcool constitui um dos maiores problemas de saúde pública no Brasil e no mundo, predispondo o indivíduo a diversas enfermidades, em particular as de natureza infecciosa. O presente estudo avaliou a distribuição dos principais patógenos bucais em indivíduos que apresentavam dependência ao álcool e diferentes condições bucais. Para tanto, 34 indivíduos de ambos os gêneros, com dependência somente ao álcool, 150 dependentes a múltiplos agentes, incluindo álcool, e 100 não dependentes participaram do estudo. Amostras de biofilmes supra e subgengival, bem como mucosas e saliva foram coletadas e o DNA extraído. A presença dos principais microrganismos bucais foi avaliada pela reação em cadeia da polimerase (PCR) utilizando-se de iniciadores específicos. Os resultados foram submetidos ao teste Exato de Fisher, Qui-quadrado de Pearson com a modificação de Bonferroni e Mann-Whitney. Observou-se uma ocorrência significativamente mais elevada de microrganismos da família Enterobacteriaceae e dos gêneros Enterococcus e Helycobacter entre dependentes de álcool em relação aos não dependentes e aqueles dependentes de vários agentes químicos. Entre os anaeróbios bucais, o consumo de bebidas alcoólicas se mostrou associado a P. nigrescens, enquanto que a dependência desse agente e de outros compostos esteve ligado à Candida spp. As modificações associadas ao consumo de álcool são mais pronunciadas entre os microrganismos facultativos, embora alguns anaeróbios também possam afetados e esses microrganismos estão ligados a diversos quadros de infecções oportunistas.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Dahlén G, Charalampakis G, Abrahamsson I, Bengtsson L, Falsen E. Predominant bacterial species in subgingival plaque in dogs. J. Periodont. Res. 2012; 47: 354-364.

López R, Dahlén G, Retamales C, Baelum V. Clustering of.subgingival microbial species in adolescents with periodontitis. Eur J Oral Sci. 2011; 119(2):141-50. doi: 10.1111/j.1600-0722.2011.00808.x.

Van Winkelhoff AJ. et al. Smoking affects the subgingival microflora in periodontitis. J. Periodontol. 2011; 72: 666-671.

Downloads

Publicado

2012-10-31

Como Citar

Plazza, F. A., Carvalho, K. A., Okamoto, A. C., Schweitzer, C. M., & Gaetti-Jardim Jr, E. (2012). Influência do consumo de bebidas alcoólicas na microbiota bucal humana. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 1(1-Suppl.1). Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/40