Alternativas para redução de resíduos químicos e exposição ocupacional no laboratório de análise de sementes

Simone Aparecida de Oliveira, Marco Eustáquio de Sá

Resumo


Os pesticidas utilizados no tratamento e armazenamento de sementes exigem cuidado no descarte de resíduos. O trabalho avaliou a eficiência de substâncias “naturais” nas análises e armazenamento de sementes visando a reduzir a geração de resíduos químicos. Foram analisados: 2 lotes de sementes das culturas de: arroz, feijão, milho e soja, com 2 níveis de vigor, utilizando substâncias para: assepsia de materiais (álcool 70%, hipoclorito de sódio); tratamento de sementes (extratos de alho e nim, chá de camomila, óleos essenciais de capim limão e orégano, tratamento térmico; armazenamento de sementes (folhas secas: capim cidreira, eucalipto, louro e nim). As substâncias “naturais” e folhas secas apresentaram bons resultados para redução de incidência de fungos, nas análises, e de insetos no armazenamento de sementes.

Palavras-chave: Descarte de Resíduos, Pesticidas, Qualidade de Sementes, Sustentabilidade.


Texto completo:

PDF

Referências


Brasil. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Manual de Análise Sanitária de Sementes. Brasília: MAPA/ACS, 2009. 200 p.

Brasil. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Secretaria de Defesa Agropecuária. Regras para Análise de Sementes. Brasília: MAPA/ACS, 2009. 399 p.

Morais LAS. Óleos essenciais no controle fitossanitário. In: Bettiol W, Morandi MAB. Biocontrole de doenças de plantas: uso e perspectivas. Jaguariúna: Embrapa Meio Ambiente, cap. 9, p.139-52, 2009.

Pereira WH. Práticas alternativas para a produção agropecuária sem veneno agroecologia. 2010, 154 p. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/25596960/

Praticas Alternativas Para A Producao Agropecuaria Sem Veneno. Acesso em: 13 mar. 2012.




Indexação em Base de Dados (Catálogo de Revistas Científicas)
  • BBO - Bibliografia Brasileira de Odontologia
  • BVS – Biblioteca Virtual em Saúde
  • BIREME - Portal de Revistas Científicas em Ciências da Saúde
  • LATINDEX - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe
  • SEER - Diretório de Revistas Brasileiras em SEER
  • DIADORIM - Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras
  • PKP - Public Knowledge Project
  • SCHOLAR GOOGLE