Utilização de resíduos de madeira na confecção de compósito cimentício

Autores

  • Fernanda Christiane Rossetto Dinhane
  • Cristiane Inácio de Campos
  • Ivaldo De Domenico Valarelli

Resumo

O aproveitamento de resíduos industriais não é uma opção, e sim, uma necessidade organizacional e ambiental. A proposta deste estudo foi produzir e avaliar a densidade e a resistência mecânica do compósito cimentício com adição de resíduos de madeira e escória de baixo forno. Para tanto, confeccionou-se 24 corpos-de-prova de cimento-escória-madeira com variação da granulometria da madeira. Pode-se verificar que houve influência da granulometria dos resíduos utilizados no desempenho do compósito. Com os resultados obtidos pode-se avaliar que o aproveitamento de resíduos para a produção do compósito cimentício apresentou desempenho inferior quando comparado aos resultados obtidos em estudos compósitos cimentícios sem a utilização de resíduos. No entanto, algumas aplicações são viáveis de serem realizadas.

Palavras-chave: Compósito, Densidade, Teste de Compressão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABCP- Associação Brasileira de Cimento Portland. Disponível em: <http://www.abcp.org.br/conteudo/ sustentabilidade/ sustentabilidade-do-concreto>. Acesso em: 08/05/2013.

SCA- Slag Cement Association. Disponível em:<http://www.slagcement.org/ News/FAQ_WhatIsSlag.html>.Acesso em : 08/05/2013.

Silva DAL, Varanda LD, Ometto AR, Rocco Lahr FA . Aplicações de ACV: Desenvolvimento de eco-compósitos à base de madeira a partir da modelagem do ciclo de vida. In: XIV Simpósio em Ciência e Engenharia de Materiais, 2011, São Carlos, SP. Anais do XIV SICEM. São Carlos, SP, 2011. v. 1. p. 54.

Downloads

Publicado

2014-09-25

Como Citar

Dinhane, F. C. R., Campos, C. I. de, & Valarelli, I. D. D. (2014). Utilização de resíduos de madeira na confecção de compósito cimentício. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 3. Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/700