Aplicação do conceito de minimização da química verde em práticas didáticas laboratoriais

Autores

  • Letícia Boschini Fraga Gonçalves
  • Sandra Mara Vieira de Camargo Gavetti
  • Suzan da Silva Lessa
  • Leonardo Fernandes Fraceto

Resumo

A aplicação dos conceitos de Química verde tem se mostrado de grande importância nas práticas didáticas das Universidades, principalmente nas atividades realizadas nos laboratório de Química. A aplicação da minimização (redução de escalas) dos experimentos do laboratório de Química da Unesp Sorocaba, foi o principal objetivo deste trabalho, com resultados significativos quanto a redução de gastos, resíduos e conscientização dos alunos envolvidos.

Palavras-chave: Química, Resíduos, Minimização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Camargo AS, Alvinco CAI, Machado PFL. Reflexões sobre gestão de resíduos na prática docente. In: Anais XVI Encontro Nacional de Ensino de Química e X Encontro de Educação Química da Bahia. Salvador/ BA 2012.

Di Vitta PB. Gerenciamento de resíduos químicos gerados em laboratórios de e ensino e pesquisa: procedimentos gerais. São Paulo, 2012. Curso de curta duração - Setor Técnico e Tratamento de Resíduos, Instituto de Química da USP.

Goes LF, Leal SH, Corio P, Fernandez C. Aspectos do conhecimento pedagógico do conteúdo de Química Verde em professores universitários de Química. Educ quím 2013;24 (1):113-23.

Silva PHO, Torres MGL, Batista MS, Vieira FT. Gestão de resíduos químicos gerados rotineiramente em aulas experimentais. Rev Ciência e Tecnol Vale Mucuri 2011;3:34-47.

Downloads

Publicado

2014-09-25

Como Citar

Gonçalves, L. B. F., Gavetti, S. M. V. de C., Lessa, S. da S., & Fraceto, L. F. (2014). Aplicação do conceito de minimização da química verde em práticas didáticas laboratoriais. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 3. Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/710