A imperícia no gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde nos consultórios odontológicos privados.

Autores

  • Artenio Jose Isper Garbin
  • Bruno Wakayama
  • Carla Perri de Brito
  • Clea Adas Saliba Garbin

Resumo

Os resíduos de serviços de saúde (RSS) oriundos da prática odontológica merecem atenção em seu gerenciamento, pois muitos são materiais altamente contaminantes gerando riscos, agravos e acidentes nas atividades laborais. Neste sentido, uma má conduta profissional decorrente da falta de informação sobre o tema RSS pode provocar consequências drásticas sobre a estrutura socioambiental e a saúde pública. O objetivo do estudo foi avaliar o conhecimento dos cirurgiões dentistas sobre o tema RSS e o descarte dos resíduos oriundos da prática odontológica. Trata-se de um estudo transversal descritivo quanti-qualitativo. Foram aplicados questionários, baseados nas normas do CONAMA e ANVISA, para 90 cirurgiões-dentistas da rede privada do município de Marília-SP. Utilizou-se na análise quantitativa dos dados o Software Epi Info 7.1 para a distribuição das frequências absolutas e percentuais. Para os dados qualitativos foi utilizada a Análise de Conteúdo de BARDIN. Observou-se nos resultados que 20% do total dos participantes não sabem o objetivo do descarte dos RSS. Em relação aos resíduos odontológicos, 53% dos entrevistados afirmaram que o descarte de luvas e sugadores contaminados deve ser em sacos plásticos branco leitosos sem identificação; 8% dos participantes não souberam a forma correta de acondicionamento do mercúrio residual do amálgama e 22% dos mesmos não souberam a forma ideal de descarte do fixador radiográfico. Dessa forma conclui-se que o conhecimento dos cirurgiões dentistas ainda é falho, necessitando da sua apropriação sobre o tema a fim de evitar a exposição da comunidade a riscos de contaminação e a acidentes laborais, bem como preservar o meio ambiente.

Descritores: Resíduos Odontológicos; Resíduos de Serviços de Saúde; Saúde Pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Artenio Jose Isper Garbin

Professor adjunto do departamento de Odontologia Infantil e Social, Faculdade de Odontologia de Araçatuba- UNESP.

Bruno Wakayama

Mestrando doPprograma de Odontologia Preventiva e Social da Faculdade de Odontologia de Araçatuba- UNESP.

Carla Perri de Brito

Graduanda em Odontologia, Faculdade de Odontologia de Araçatuba – UNESP

Clea Adas Saliba Garbin

Professora titular do departamento de Odontologia Infantil e Social, Faculdade de Odontologia de Araçatuba- UNESP.

Referências

Cardoso SMO, Passos KKM, Carneiro RO. Sustentabilidade ambiental: nível de conscientização e atuação de estudantes de odontologia acerca da biossegurança e dos riscos provocados pelo descarte inadequado de resíduos sólidos. R Ci med biol. 2015;14(1):57-63.

Siqueira MM, Moraes MS. Saúde coletiva, resíduos sólidos urbanos e os catadores de lixo. Cien Saude Colet. 2009;14(6):2115-22.

Salzedas LKP, Oliva AH, Coclete GEG, Coclete GA. Protocolo de biossegurança e gerenciamento de resíduos no ensino de radiologia odontológica da Faculdade de Odontologia de Araçatuba-UNESP. Arch Health Invest. 2014; 3(6): 20-2.

BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Manual de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde. Brasília: Ministério da Saúde; 2006.

BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução RDC n. ,306 de 7 de dezembro de 2004: Dispõe sobre o regulamento técnico para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Seção 1, 10 dez. 2004.

Conselho Nacional do Meio Ambiente (Brasil). RDC n. 358 de 29 de abril de 2005. Dispõe sobre o tratamento e a disposição final dos resíduos dos serviços de saúde e da outras providencias. Diário Oficial da União 04 maio 2005.

Garbin AJI, Wakayama B, Teruel GP, Garbin CAS. A visão dos acadêmicos de odontologia sobre o gerenciamento dos resíduos do serviço de saúde. Arch Health Invest. 2015; 4(4): 63-7.

Oliveira MC, Moreira ACA. Gerenciamento dos resíduos produzidos em consultórios odontológicos de Salvador, Bahia. R Ci med biol. 2012; 11(2):194-200.

Cavalcante WS, Cardoso NR, Felix BOV,Carvalho RB, Pacheco KTS. Resíduos de serviços de saúde: o que o cirurgião-dentista precisa saber? Rev Bras Pesq Saúde. 2012;14(3): 26-33

Moreschi C, Rempel C, Backes DS, Carreno I, Siqueira DF, Marina B. A importância dos resíduos de serviços de saúde para docentes, discentes e egressos da área da saúde. Rev Gaúcha Enferm. 2014; 35( 2 ):20-6.

Krishnappa P, Sreekantaiah P, Hiremath SS, Thapsey H, Shivraj NS, Murthy NS. Quantification of dental health care waste generated among private dental practices in Bengalaru City. J Int Oral Health. 2015;7(6):84-7.

Hidalgo LRC, Garbin AJI, Rovida TAS, Garbin CAS. Gerenciamento de resíduos odontológicos no serviço público. Rev Odontol UNESP. 2013;42(4):1-8.

Gessner R, Piosiadlo LCM, Fonseca RMGS, Larocca LM. O manejo dos resíduos dos serviços de saúde: um problema a ser enfrentado. Cogitare Enferm. 2013;18(1):117-23.

Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 7500: resíduos sólidos do serviço de saúde. Rio de Janeiro; 1987.

Alves SB, Souza ACS, Tipple AFV, Rezende KCD, Rezende FR, Rodrigues EG. Manejo de resíduos gerados na assistência domiciliar pela Estratégia de Saúde da Família. Rev Bras Enferm. 2012;65(1):128-34.

Pereira MS, Alves SB, Souza ACS, Tipple AFV, Rezende FR, Rodrigues EG. Gerenciamento de resíduos em unidades não hospitalares de urgência e emergência. Rev Latino-Am Enfermagem. 2013;21(spe):259-66.

Paes FPB. Os “7 pecados” da Odontologia em relação à Vigilância Sanitária.BolEletInfServ Saúde. 2007[citado 06 dez 2015];(2). Disponível em: http://www.anvisa.gov.br/ servicosaude/ biss/2007/02_010607_pecados_odontologia.htm

Jesus LF, Marinha MS, Moreira FR. Amálgama dentário: fonte de contaminação por mercúrio para a Odontologia e para o meio ambiente. Cad. Saúde Colet, 2010 18(4), 509-15.

Grigoletto JC, Santos CB, Albertini LB, Takayanagui AMM. Situação do gerenciamento de efluentes de processamento radiográfico em serviços de saúde. Radiol Bras. 2011;44(5):301-307.

Downloads

Publicado

2015-12-31

Como Citar

Garbin, A. J. I., Wakayama, B., Brito, C. P. de, & Garbin, C. A. S. (2015). A imperícia no gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde nos consultórios odontológicos privados. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 4(5). Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/969

Edição

Seção

Artigos