P-oo5 A intervenção psicoeducacional e impacto sobre o estresse nas disfunções temporomandibulares

Autores

  • FP Grossi
  • RS Fajardo
  • J Fazollo
  • TME Lalucce
  • NA Pereira
  • AC Zavanelli

Resumo

Objetivos ou ProposiçãoA Psicoeducação se constitui em uma intervenção para a conscientização do indivíduo sobre a doença que vivencia e assim auxiliá-lo na compreensão, redução dos sintomas e adesão aos tratamentos. Este trabalho trata-se de uma revisão de literatura sobre a intervenção psicoeducacional em pacientes com disfunção temporomandibular (DTM). Métodos: Foram utilizados os artigos publicados nas bases de dados Pubmed, MedLine, Lilacs e Scielo no período de 2010 a 2015. Neste período foram selecionados 04 artigos, sendo 15 analisados. O critério de inclusão para os artigos foi as palavras-chave - estresse psicológico e DTM, educação em Odontologia e avaliação em saúde. E o critério de exclusão foram artigos que abordavam a Intervenção Psicoeducacional não ligada à DTM. Resultados: A intervenção psicoeducacional caracteriza-se por reuniões que inicialmente oferecerem aos pacientes informações sobre o estresse e sua ligação com o desenvolvimento da DTM. Neste momento também é realizada uma avaliação para verificar o nível de estresse de cada paciente, e posteriormente, em conjunto com o Psicólogo, este indivíduo aprenderá a melhor forma de lidar com o estresse. Conclusões: Pode-se concluir pela análise do material, que esta intervenção apresentou-se eficaz na redução do estresse em pacientes com DTM, com os pacientes expressando satisfação por adquirir autoconhecimento e enfrentamento do estresse.

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Publicado

2015-12-23

Como Citar

Grossi, F., Fajardo, R., Fazollo, J., Lalucce, T., Pereira, N., & Zavanelli, A. (2015). P-oo5 A intervenção psicoeducacional e impacto sobre o estresse nas disfunções temporomandibulares. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 4(1). Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/1147