GradP - 112 Atualização dos professores de biologia da rede pública de ensino: capacitando os multiplicadores do ensino e da divulgação científica

Autores

  • Luy de Abreu Costa
  • Isabela Rogério de Paiva
  • Vitor Hugo Guerra
  • Mariza Akemi Matsumoto
  • Alaíde Gonçalves
  • Edilson Ervolino

Resumo

A atualização e o aprimoramento dos professores de biologia melhoram o ensino desta disciplina e capacitam grandes multiplicadores do letramento científico. A escassez de tempo devido extensas jornadas de trabalho, o acesso limitado às fontes atualizadas de informação e a fraca interação com a comunidade científica dificultam o acesso destes professores às novas informações e ao aperfeiçoamento de suas habilidades. O objetivo deste projeto de extensão universitária é o aprimoramento e a atualização dos professores das disciplinas de Ciências e de Biologia, pertencentes às Diretorias de Ensino de Araçatuba e de Birigui, acerca dos grandes temas das ciências biológicas e da saúde, com ênfase nos avanços científicos atuais, de modo a capacitá-los para propagar o letramento científico. Para a complementação deste projeto, um conjunto de lâminas histológicas de vários órgãos foi doado às escolas visando dinamizar o ensino desta disciplina por parte dos professores, via adoção de aulas práticas de microscopia para complementação de aulas teóricas. O trabalho, em andamento desde 2010, conta com a realização de encontros bimestrais no Campus da Faculdade de Odontologia de Araçatuba (FOA/UNESP), onde os temas das ciências biológicas e da saúde são abordados por docentes da UNESP por meio de aulas teórico-práticas monitoradas por alunos de graduação e pós-graduação da instituição. Os professores da rede pública de ensino participam com interesse, entusiasmo e assiduidade das reuniões. Aulas teóricas vinculadas às práticas laboratoriais tornam o projeto interativo e dinamizam o aprendizado, facilitando uma abordagem profunda e pautada nos avanços científicos atuais. Além disso, capacita os professores da rede pública de ensino a desenvolverem junto dos alunos em sala de aula uma forma de abordagem que propaga os conteúdos atuais e o pensamento científico.

Descritores: Educação Continuada; Docentes; Disciplinas das Ciências Biológicas.

Agradecimentos/Apoio Financeiro: Proex/Unesp, Pró-Reitoria de Extensão Universitária da Unesp

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-08-04

Como Citar

Costa, L. de A., Paiva, I. R. de, Guerra, V. H., Matsumoto, M. A., Gonçalves, A., & Ervolino, E. (2016). GradP - 112 Atualização dos professores de biologia da rede pública de ensino: capacitando os multiplicadores do ensino e da divulgação científica. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 5. Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/1679