Drogas na adolescência, comprometimento biopsicossocial e o papel do médico em escolas: relato de experiência

Autores

  • Lara Miranda Rodrigues da Cunha
  • Bruna Dias Menezes
  • Allana Baleeiro Dantas
  • Samara Menali Pereira Caproni
  • Ciderleia Castro de Lima

DOI:

https://doi.org/10.21270/archi.v6i6.2068

Resumo

Introdução: O estudo versa sobre a experiência de acadêmicos de medicina ao ministrarem palestras na integração de conhecimentos adquiridos e sua contribuição social, cujo tema central de abordagem foi “Drogas na Adolescência”. Objetivo: relatar a experiência de estudantes de medicina do terceiro período na condução de palestras para adolescentes em escolas de ensino fundamental e médio, com a abordagem temática “Drogas na adolescência, comprometimento biopsicossocial e o papel do médico em escolas”.  Material e Método: Relato de experiência, elaborado com base nas experiências compartilhadas em palestras ministradas aos adolescentes de ensino fundamental e médio do sul de Minas Gerais. Resultado: A aproximação do universo adolescente possibilita conhecer o quanto eles são suscetíveis ao meio, e como eles enfrentam suas inquietações sobre a temática. Poucos são os que participam integralmente, outra parcela sente-se desafiado ou mesmo violados quando sujeitos a receberem informações que a princípio julga saber tudo. Conclusão: As escolas possuem um papel fundamental na formação dos jovens, acredita-se que se possibilitarem o trabalho conjunto de outros profissionais de áreas afins para auxiliar e discutir os aspectos da drogadição, bem como, seus malefícios poderá ser o caminho para a redução do uso das drogas (lícito-ilícitas), com a orientação informa-se, conscientiza-se e garante a saúde integral dos adolescentes, sem prejuízos na fase adulta e para a sociedade.

Descritores: Adolescente; Educação; Medicina Preventiva; Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Carlini EA, Carlini-Cotrim BHRS, Silva-Filho AR. Sugestões para programas de prevenção ao abuso de drogas no Brasil. São Paulo: CEBRID: São Paulo; 1990.

Carlini EA, Cotrim BC. Perfil epidemiológico do usuário de substâncias psicoativas em escolas estaduais de Porto Alegre/1992. Porto Alegre: Relatório não publicado; 1994.

Abadi S. Adolescence et drogue, un symptôme dans la civilisation. Psychanalyse dans la Civilization. 1991; 4:603-13.

Fergusson DM, Horwood LJ. Prospective childhood predictors of deviant peer affiliations in adolescence. J Child Psychol Psychiatry. 1999; 40(4):581-92.

Zeitoune RCG, Ferreira VS, Silveira HS, Domingos AM, Maia AC. O conhecimento de adolescentes sobre drogas lícitas e ilícitas: uma contribuição para a enfermagem comunitária. Esc Anna Nery. 2012; 16(1):57-63.

Silber TJ, Souza RP. Uso e abuso de drogas na adolescência: o que se deve saber e o que se pode fazer. Adolesc. Latinoam. 1998;1(3):148-62.

Pessalacia JDR, Menezes ES, Massuia D. A vulnerabilidade do adolescente numa perspectiva das políticas de saúde pública. Bioethikos. 2010; 4(4):423-30.

Santos TC, Carrapato JL. As consequências do uso de substancias psicoativas no aspecto biopsicossocial. Araçatuba (SP): Centro Universitário Toledo; 2010. Disponível em: http://intertemas.unitoledo.br/ revista/index.php/ETIC/article/viewFile/2196/2355

Pereira SEFN. Redes sociais de adolescentes em contexto de vulnerabilidade social e sua relação com os riscos de envolvimento com o tráfico de drogas [tese]. Brasília: Curso de Psicologia/Universidade Nacional de Brasília; 2009.

Oliveira DL. A “nova” saúde pública e a promoção da saúde via educação: entre a tradição e a inovação. Rev Latino-Am Enfermagem. 2005;13(3):605-13.

Besen CB, Souza Netto M, Da Ros MA, Silva FW, Silva CG, Pires MF. A estratégia saúde da família como objeto de educação em saúde. Saude Soc. 2007; 16(1):57-68.

Aerts D, Alves GG, La Salvia MW, Abegg C. Promoção de saúde: a convergência entre as propostas da vigilância da saúde e da escola cidadã. Cad. Saúde Pública. 2004; 20(4):1020-8.

Paula ML, Jorge MSB, Albuquerque RA, Queiroz LM. Usuário de crack em situações de tratamento: experiências, significados e sentidos. Saude soc. 2014; 23(1): 118-30

Downloads

Publicado

2017-07-11

Como Citar

Miranda Rodrigues da Cunha, L., Dias Menezes, B., Baleeiro Dantas, A., Menali Pereira Caproni, S., & Castro de Lima, C. (2017). Drogas na adolescência, comprometimento biopsicossocial e o papel do médico em escolas: relato de experiência. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 6(6). https://doi.org/10.21270/archi.v6i6.2068

Edição

Seção

Artigos