Intervenção fisioterapêutica na Síndrome da Imobilidade em pessoas idosas: revisão sistematizada

Autores

  • Hellen Cristina Barbosa Pereira
  • Paulo Henrique Meira Duarte
  • Thaynara do Monte Mélo
  • Rielly Maria Cruz da Silva
  • Wagner Vitória dos Santos
  • Daniella de Souza Barbosa
  • Rafaella Gerbasi Nóbrega
  • Laura de Sousa Gomes Veloso

DOI:

https://doi.org/10.21270/archi.v6i11.2242

Resumo

O envelhecimento é um estado comum na qual todo idoso irá vivenciar, no entanto envelhecer não é apenas um estado, e sim um processo que o corpo viverá. Como consequência a saúde do idoso é marcada pelo desempenho proporcional de quatro esferas funcionais: cognição, humor, mobilidade e comunicação. Com isso o presente estudo tem por objetivo conhecer as atuais tendências da produção cientifica nacional e internacional sobre a intervenção fisioterapêutica na síndrome da imobilidade em pessoas idosas. Material e método: Para tal foi realizado estudo de revisão de literatura, fundamentada em livros e ensaios científicos publicados sobre a intervenção da fisioterapia na patologia supracitada. Foram analisados 7 estudos, sendo possível observar que a atuação fisioterapêutica na síndrome da imobilidade é extremamente importante, mostrando a eficácia nas respostas negativas que a patologia traz, tendo a cinesioterapia como recurso mais utilizado. Foi constatado ainda que ainda há muito que se investigar sobre essa temática.

Descritores: Idoso; Movimento; Síndrome; Fisioterapia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Costa, EFA, Pereira, SRM. Meu corpo está mudando o que fazer? Tempo rio que arrebata (p.13-25),2005. In: Pacheco JL, Sá JLM, Py L, Goldman SN (orgs.). Tempo rio que arrebata. Holambra: Setembro; p.13-25

Cazeiro, APM, Peres, PTA Terapia cupacional na prevenção e no tratamento de complicações decorrentes da imobilização no leito. Cad Bras Ter Ocup. 2010; 18(2):149-67.

Neri AL. Palavras-chave em gerontologia. Campinas: Alínea; 2014

Moraes EM (org). Princípios básicos de geriatria e gerontologia. Belo Horizonte: Coopemed; 2008.

Boechat JCS, Manhães FC, Gama Filho RV, Istoé RSC. A síndrome do imobilismo e seus efeitos sobre o aparelho locomotor do idoso. InterScience Place. 2012; 1(22):89-107.

Melo ACR, López RFA. Efeitos da atividade física na redução dos efeitos do imobilismo Revista Digital. Buenos Aires, ano 10, n. 68, Janeiro de 2004.

Leduc MMS. Imobilização e síndrome da imobilização. In: Freitas EV, Py L (orgs). Tratado de geriatria e gerontologia. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2006

Rodríguez Diaz O. Rehabilitación funcional del anciano, MEDISAN. 2009; 13(5):2009

Fernandes F, Leite J, Nascimento B, Baciuk EP. Atuação fisioterapêutica em imobilismo no leito prolongado. Revista Intellectus. 2011; 9(25).

Rivoredo MGAC, Meija D. A Cinesioterapia Motora como prevenção da Síndrome da Imobilidade Prolongada em pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva. Disponível em: http://portalbiocursos.com.br/ ohs/data/docs/27/15_-_A_Cinesioterapia_Motora_como_ prevenYYo_da_SYndrome_da_Imobilidade_Prolongada_em_pacientes_internados_em_UTI.pdf. Acesso em: 16 mai. 2016.

Quintela JMRF, Síndrome da imobilidade no idoso [dissertação]. Coimbra: Universidade de Coimbra, Portugal; 2015.

Fernandes TJ. Efeito de um programa de mobilização e exercício ativo sobre a amplitude articular em pessoas com síndrome de desuso [dissertação]. Bragança:Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Saúde, Portugal; 2015.

Downloads

Publicado

2017-12-14

Como Citar

Pereira, H. C. B., Duarte, P. H. M., Mélo, T. do M., Silva, R. M. C. da, Santos, W. V. dos, Barbosa, D. de S., Nóbrega, R. G., & Veloso, L. de S. G. (2017). Intervenção fisioterapêutica na Síndrome da Imobilidade em pessoas idosas: revisão sistematizada. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 6(11). https://doi.org/10.21270/archi.v6i11.2242

Edição

Seção

Artigos