Analise dos benefícios da cinesioterapia laboral a curto, médio e longo prazo: uma revisão de literatura

Autores

  • Leandro Iackstet
  • Ana Carolina Barbosa Faria Gonçalves
  • Silvia Fiorillo Cabrera Soares

DOI:

https://doi.org/10.21270/archi.v7i5.2990

Resumo

A revolução industrial trouxe o desenvolvimento e o capitalismo para a humanidade, a busca pelo lucro promoveu o aumento na jornada de trabalho e consigo as lesões e doenças relacionadas ao trabalho. A falta de organização associada ao grande esforço do trabalhador ocasionou o cansaço físico e mental o que o tornou suscetível a desenvolver LER/DORT. Devido a isso, o fisioterapeuta atua nas empresas aplicando a cinesioterapia laboral para prevenir e minimizar tais problemas de saúde e promover o bem estar, saúde e produtividade para a empresa.  Dentro deste contexto este estudo tem como objetivo realizar uma revisão de literatura a fim de verificar os benefícios da cinesioterapia laboral a curto, médio e longo prazo, e verificar se a implantação de um projeto de cinesioterapia laboral promove melhora nas condições de trabalho, bem como a redução da fadiga no trabalho e aumenta da eficácia e produtividade. Como metodologia foi realizada uma revisão de literatura, com pesquisa em bases de dados e os artigos selecionados foram analisados. Como resultados, verificou-se que a prática da cinesioterapia laboral traz benefícios ao trabalhador verificados em curto prazo (à partir de um mês de implantação), melhorando a saúde e a qualidade de vida dos trabalhadores, promovendo impacto positivo no seu dia a dia e em sua jornada de trabalho, além de contribuir para a empresa no sentido de maior eficácia no trabalho e redução do absenteísmo e afastamentos médicos.

Descritores: Técnicas de Exercício e de Movimento; Exposição Ocupacional; Ergonomia; Revisão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Benardi DF. Fisioterapia Preventiva em Foco. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2010.

Merlo ARC, Lápis NL. A saúde e os processos de trabalho no capitalismo: algumas considerações. Boletim Saúde. 2005; 19(1):17-29.

Bergamaschi EC, Deustch S, Ferreira EP. Ginástica laboral: Possíveis implicações para as esferas física, psicológica e social. RBAFS. 2002; 7(3):23-9.

Gomide ABL. Análise da carga física de trabalho para prevenção da fadiga – um estudo de caso – operador de checkout, 2010. 53f. [dissertação]. Bauru: Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP); 2010.

Renner JS. Prevenções e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho. Boletim Saúde. 2005; 19(1):73-80.

Campana AO, Padovani CR, Iaria CT, Freitas CBD, De Paiva SAR, Hossne WS. Investigação científica na área médica. Sao Paulo: Manole; 2001.

Maciel RH, Albuquerque AMFC, Melzer AC, Leônidas SR. Quem se beneficia dos programas de Ginástica Laboral? Cad psicol soc trab. 2005; 8:71-86.

Associação Internacional de Ergonomia. What is Ergonomics? 2000. BRASIL. Ministério do Trabalho. Secretaria de Inspeção do Trabalho. Manual de aplicação da Norma Regulamentadora n° 17. 2. ed. Brasília: MTE, STI, 2002.

Braga CO. Análise ergonômica do trabalho e exigências laborais em unidades de beneficiamento de tomate de mesa [dissertação]. Campinas:Faculdade de Engenharia Agrícola (UNICAMP); 2007.

Oliveira PAB. Ergonomia e a Organização do trabalho: O papel dos espaços de regulação individual e social na gênese das LER/DORT. Boletim Saúde. 2005; 19(1):31-8.

Villarouco V, Andreto LFM. Avaliando desempenho de espaços de trabalho sob o enfoque da ergonomia do ambiente construído. Produção. 2008; 18(3):523-39.

Dartora J, Santos MV. Cinesioterapia laboral preparatória para trabalhadores de limpeza e urbanização de uma empresa do Vale do Taquari/RS. Rev Destaques Acadêmicos. 2014; 6(3):196-205.

Martins CO. Efeito da ginástica laboral em servidores da reitoria da UFSC [dissertação]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); 2000.

Oliveira JRG. A importância da ginástica laboral na prevenção das doenças ocupacionais. Rev Educação Física. 2007; 139:40-9.

Pedroso WR, Parizotto ZAM. Ginástica laboral: as perspectivas da sua prática na redução do cansaço físico. Fiep Bulletin; 2015; 85(Spec ed):article 1.

Pimenta FAP, Simil FF, Torres HOG, Amaral CFS, Rezende CF, Coelho TO et al . Avaliação da qualidade de vida de aposentados com a utilização do questionário SF-36. Rev Assoc Med Bras. 2008; 54(1):55-60.

Engelmann J. A ginástica laboral e a redução de desconforto/dor e tensão muscular em indivíduos que trabalham em uma empresa de desenvolvimento e suporte de software em Ivorti/RS, 2008.

Bittencourt JDC, Campos CM, Evangelist JN, Oliveira TS, Santos CL, Ferraz DD. Qualidade de vida dos funcionários de uma empresa de comunicação impressa praticantes da cinésioterapia laboral compensatória. Rev Pesquisa Fisioterapia. 2014; 4(2):114-22.

Brito ECO, Martins CO. Percepções dos participantes de programa de ginástica laboral sobre flexibilidade e fatores relacionados a um estilo de vida saudável. Rev Bras Promoç Saúde. 2012; 25(4):445-54.

Cadotti CT, Stroschein R, Noll M. Efeito da ginástica laboral na dor nas costas e nos hábitos posturais adotados no ambiente de trabalho. Rev Bras Ciênc Esporte. 2011; 33(3):699-714.

Costa DF, Costa EO, Barbosa Rezende AA, Rodrigues ESR, Muniz CF, Rossone AP. A influencia dos três tipos de ginástica laboral na melhora da qualidade de vida. Revista Amazônia. 2013; 1(2):29-36.

Gondin KM, Miranda MDC, Guimarães JMX, D’Alencar BP. Avaliação da prática de ginástica laboral pelos funcionários de um hospital público. Rev Rene. 2009; 10(2):95-102.

Oliveira AA, Marques NB. A melhoria da qualidade de vida no trabalho em funcionários de produção através da ginástica laboral na Universidade Paulista – UNIP. Fiep Bulletin; 2013; 83(Spec ed):article 1.

Reis SAM, Sposito LAC, Silva RN, Bueno DGM, Silva E, Rezende JA. Efeito da ginástica laboral em servidores do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais – Câmpus Muzambinho. In: Anais da 6ª Jornada Científica e Tecnológica do IFSULDEMINAS. Pouso Alegre, MG. 2014.

Sakamoto VR, Donatto FF, Navarro AC. A influência da ginastica laboral e da qualidade alimentar empresarial na sintomatologia do quadro de dor em funcionários do setor administrativo. RBNE. 2011; 5(25):62-9.

Santos EL. A influencia da ginástica laboral na qualidade de vida dos professores e na prática do processo de ensino e aprendizagem de ciências [monografia]. Medianeira: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFTPR); 2013.

Sedrez JA, Rosa MIZ, Cunha A, Candotti CT. Avaliação dos efeitos de um programa de ginastica laboral, sobre a dor e a qualidade de vida. Cinergis. 2012; 13(2):21-6.

Silva AL. O impacto da ginástica laboral na saúde e bem estar docente [trabalho de conclusão de curso]. Ariquemes: Universidade Brasília/Polo Ariquemes-RR; 2012.

Silveira JWP, Laat EF, Pilatti AA, Silva F, Machowski CM, Samila G. Ginástica laboral e prevenção de dores crônicas, Cinergis 2013; 14(2):115-9.

Souza HM, Bezerra EO. A importância da ginástica laboral em funcionários da empresa Telemont, na prevenção da LER/DORT [trabalho de conclusão de curso]. Brasília: Universidade Católica de Brasília; 2014.

Downloads

Publicado

2018-06-27

Como Citar

Iackstet, L., Gonçalves, A. C. B. F., & Soares, S. F. C. (2018). Analise dos benefícios da cinesioterapia laboral a curto, médio e longo prazo: uma revisão de literatura. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 7(5). https://doi.org/10.21270/archi.v7i5.2990

Edição

Seção

Artigos