Líquen plano bucal e sua relação com a ansiedade

Autores

  • João Pedro Paulino Mazzon
  • Lígia Lavezo Ferreira
  • Rúbia da Rocha Vieira
  • Luiz Alberto Veronese
  • Glauco Issamu Miyahara
  • Éder Ricardo Biasoli

Resumo

O líquen plano é uma doença dermatológica crônica, de caráter autoimune que pode ocorrer na mucosa bucal isolada, ou acompanhar lesões na pele. Ocorre mais frequentemente entre a 3ª e 5ª década de vida, com leve predileção pelo sexo feminino. Sua e etiologia é ainda incerta, no entanto períodos de exacerbação têm sido associados a altos níveis de estresse e ansiedade, ou a traumas mecânicos. O objetivo desse trabalho é relatar um caso clínico de líquen plano oral descrevendo o perfil dos pacientes que desenvolvem essas lesões. Caso clínico: Paciente do sexo masculino, 69 anos, cor branca, procurou a clínica de Estomatologia da Faculdade de Odontologia de Araçatuba (FOA-UNESP) encaminhado por um dentista. Através do exame clínico, notou-se a presença de lesões brancas em toda extensão da mucosa jugal, bilateralmente, no lábio inferior, dorso de língua e região posterior de palato, com tempo de evolução de três meses. Contrastando com estas lesões, áreas eritematosas foram identificadas com superfícies lisas, formas irregulares e limites nítidos. O paciente relatou alteração paladar, dor e queimação no local de apresentação das lesões que se apresentaram após uma situação de grande estresse. Foram prescritos bochechos com elixir de dexametasona três vezes ao dia por dez dias e foi realizada a biopsia incisional da lesão, no qual o laudo histopatológico foi compatível com líquen plano bucal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Lavanya, N.; Jayanthi, P.; Rao, U.K.; Ranganathan, K. Oral lichen planus: An update on pathogenesis and treatment. J Oral Maxillofac Pathol, 15(2):127-32, 2011.

Carrozzo, M.; Thorpe, R. Oral lichen planus: a review. Minerva Stomatol, 58(10):519-37, 2009.

Downloads

Publicado

2012-10-31

Como Citar

Mazzon, J. P. P., Ferreira, L. L., Vieira, R. da R., Veronese, L. A., Miyahara, G. I., & Biasoli, Éder R. (2012). Líquen plano bucal e sua relação com a ansiedade. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 1(1-Suppl.1). Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/45