A visão dos acadêmicos de Odontologia sobre os resíduos do serviço de saúde

Autores

  • Gabriela Peres Teruel
  • Clea Adas Saliba Garbin
  • Renato Moreira Arcieri
  • Tânia Adas Saliba Rovida
  • Artênio José Isper Garbin

Resumo

O ensino nas Faculdades de Odontologia devem contemplar em seu conteúdo programático assuntos relacionados ao descarte de resíduos do serviço de saúde (RSS). O benefício da classificação dos RSS está em possibilitar uma melhor manipulação, sem oferecer riscos aos trabalhadores e à saúde coletiva. Sendo assim contribuirá para que no futuro haja um ambiente sustentável. Objetivou-se no presente trabalho avaliar o conhecimento e atitude dos alunos da Faculdade de Odontologia de Araçatuba sobre o descarte de RSS.

Palavras-chave: Alunos, Odontologia, Resíduos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução RDC n° 306, de 7 de dezembro de 2004. Dispõe sobre o Regulamento Técnico para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, 10 dezembro, Seção 1. Brasília 2004.

BRASIL. Resolução CONAMA n° 05/1993 define as normas mínimas para o tratamento de resíduos sólidos, oriundo dos serviços de saúde, portos e aeroportos e terminais rodoviários e ferroviários. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, 31 agosto, Seção 1. Brasília 1993.

BRASIL. Resolução CONAMA n°283/2001. Dispõe sobre o tratamento e a destinação final dos resíduos dos serviços de saúde. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, 01 outubro, Seção 1. Brasília 2001.

Garbin AJI, Garbin CAS, Rovida TAS, Silva MM, Arcieri GBM. Resíduos de serviço de saúde na odontologia - Proteja o meio ambiente descartando de maneira correta 2008 (Manual).

Downloads

Publicado

2014-09-25

Como Citar

Teruel, G. P., Garbin, C. A. S., Arcieri, R. M., Rovida, T. A. S., & Garbin, A. J. I. (2014). A visão dos acadêmicos de Odontologia sobre os resíduos do serviço de saúde. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 3. Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/725