Compreendendo a maturação neural:porque as crianças não obedecem ao não?
Resumo
Muitos pais e professores, na atualidade, se queixam que as crianças apresentam problemas comportamentais de difícil manejo. De acordo com a Herculano-Houzel (2008) crianças em geral tem dificuldade de obedecer a ordens que comecem por “não”. Isso tem relação com a região pré-frontal do córtex cerebral, conhecida como um centro executivo, responsável pelas nossas vontades e desejos e pelo comportamento social, configurando-se como a área mais humana do cérebro (Goldberg, 2002). Talvez por esses atributos, está seja a região que tem a sua maturação mais lenta, e suas alterações têm sido relacionadas a transtornos do desenvolvimento. No entanto, as dificuldades da criança, podem estar associadas às dificuldades em atender ao “não” e derivadas do processo maturacional. Welsh e Pennington (1988) indicam que um dos componentes das funções executivas é a capacidade de inibir ou adiar uma resposta. O objetivo central desse estudo foi constatar indícios de imaturidade neural de crianças através de ordens negativas. A pesquisa foi realizada em uma escola Municipal de Ensino Fundamental I, com alunos entre nove e dez anos. Foi solicitado as crianças que desempenhassem duas tarefas distintas: 1)desenhar um peixe azul e 2)não desenhar uma elefante. Os resultados encontrados indicaram que há uma estreita relação entre a motivação (ordens), a maturação cortical e o planejamento da ação e que as ordens positivas são efetivamente obedecidas em detrimento das negativas. Assim, respostas adversas de algumas crianças podem não estar envolvidas com transtornos de desenvolvimento.Descritores: Maturação Neural; Desenvolvimento Infantil; Transtorno.
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Publicado
2015-12-25
Como Citar
Cambauva, F., & Cavalcante, L. (2015). Compreendendo a maturação neural:porque as crianças não obedecem ao não?. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 4. Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/1278
Edição
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