Detecção e avaliação do perfil epidemiológico de mulheres acometidas com atipias escamosas de significado indeterminado (ASCUS)

Autores

  • Bruna Amaral Mattos
  • Bruna Carolina Mateus Pereira Glória
  • Ana Paula da Silva
  • Marielen Fraga Gonzales
  • Sabrina Tanni Lobato dos Reis
  • Julie Massayo Maeda Oda

Resumo

ASCUS são os achados que aparecem com mais frequência nos resultados citológicos anormais, porém de mais difícil interpretação. Assim, objetivou-se avaliar o perfil epidemiológico de mulheres acometidas com ASCUS. Foram coletados dados de prontuários e amostras de cérvice uterino mediante aprovação do Comitê de Ética de Seres Humanos da UFMS. De 444 prontuários analisados, 45% apresentaram alterações por ASCUS, das quais 59,5% não realizaram exames complementares para uma melhor avaliação do prognóstico e 14% desenvolveram NIC ou carcinoma. A faixa etária predominante foi de 16 a 39 anos. A análise das mulheres que coletaram o exame preventivo mostrou que 52,34% apresentavam-se na faixa etária de 18 a 39 anos; 13,1% eram fumantes; 75,7% possuíam renda familiar entre 1 a 3 salários mínimos; 43,9% apresentavam mais de 13 anos de estudo; 59,8% realizavam anualmente o Papanicolau e 95,32% apresentaram normalidade no laudo citopatológico. Ao realizar uma análise baseada em técnicas de biologia molecular, 25,23% apresentaram infecção e/ou co-infecções por HPV por subtipos virais que variavam desde baixo a moderado e alto risco. Dessa forma, nosso estudo demonstrou a importância de conhecer o perfil epidemiológico das mulheres que apresentam ou podem apresentar lesões de colo uterino e correlacionar com os possíveis fatores de risco, pois conhecer e reconhecer as características de uma população a ser abordada ou acionada é essencial para se obter bons resultados.

Descritores: Lesões Intraepiteliais Escamosas Cervicais; Papillomaviridae; Fatores de Risco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-10-12

Como Citar

Mattos, B. A., Glória, B. C. M. P., da Silva, A. P., Gonzales, M. F., dos Reis, S. T. L., & Oda, J. M. M. (2016). Detecção e avaliação do perfil epidemiológico de mulheres acometidas com atipias escamosas de significado indeterminado (ASCUS). ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 5. Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/1739