Diagnósticos de enfermagem para idoso institucionalizado uma breve revisão

Autores

  • Liliane Pereira Oliveira França
  • Silvana Batista Oliveira
  • Giliane Fabíola Martins dos Reis

Resumo

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) haverá em dois bilhões de pessoas com idade de 60 anos ou mais no ano de 2050. Destacam-se nesse aspecto as Instituições de Longa Permanência (ILPs) que atuam como apoio às necessidades dos idosos através do suporte oferecido pela equipe de enfermagem. O enfermeiro ao utilizar os Diagnósticos de Enfermagem (DE) consegue sistematizar esse cuidado ofertado. O objetivo desse trabalho foi identificar a produção científica disponível na literatura sobre os DE utilizados para idosos institucionalizados através de uma revisão integrativa da literatura. Os critérios de inclusão foram artigos descrevendo DE para idosos residentes em ILP. Nessa etapa foram encontrados 76 artigos relacionados com a temática nas bases de dados eletrônicas LILACS, MEDLINE e PUBMED. Após foram excluídos estudos de revisão, dissertações e teses, projetos, publicações em eventos científicos e artigos em duplicidade restando 5 artigos. Entre os domínios encontrados em primeiro lugar ficou “As alterações no padrão de Atividade/Repouso” (21 DE) e segundo e terceiro lugar, respectivamente, “Alterações da Segurança/Proteção” (13 DE) e da “Percepção/Cognição” (11 DE). Percebe-se com essa revisão sistemática que a temática é pouco explorada pela comunidade científica. Faz-se necessário que os enfermeiros das ILPs consigam ofertar um serviço de qualidade assegurando ao idoso uma boa manutenção da capacidade funcional, cognitiva e também do convívio social.

Descritores: Diagnóstico de Enfermagem; Saúde do Idoso Institucionalizado; Instituição de Longa Permanência para Idosos; Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-10-12

Como Citar

França, L. P. O., Oliveira, S. B., & dos Reis, G. F. M. (2016). Diagnósticos de enfermagem para idoso institucionalizado uma breve revisão. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 5. Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/1741