Grupos de Dinâmicas no serviço-escola de Psicologia da UEL: um dispositivo da Rede de Assistência Social e Saúde Mental de Londrina
Resumo
O Grupo de Dinâmicas é ofertado pelo serviço-escola de psicologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL) desde 2015. É uma prática extensionista proposta por um projeto de extensão vinculado ao Departamento de Psicologia e Psicanálise da UEL, que inicialmente intitulava-se “Grupo de Espera”. A proposta era acolher os inscritos na longa lista de espera para psicoterapia individual, todavia se optou por ampliar a oferta à comunidade interna e externa à universidade, com o intuito, também, de oferecer uma aproximação entre comunidade e os serviços da clínica. As atividades grupais organizam-se a partir de três tipos de grupos: Grupo para Crianças, de até 11 anos; Grupo para Adolescentes, de até 17 anos e o Grupo para Adultos, a partir de 18 anos. Os grupos acontecem semanalmente nos períodos matutino, vespertino e noturno. São grupos abertos, ofertados em diversos horários e coordenados por estudantes do quarto e quinto ano de Psicologia, além de colaboradores externos à universidade. O cotidiano desta prática demonstra que os grupos adquiriram fins terapêuticos, caracterizando-se como dispositivos de promoção de saúde mental, além de proporcionar convívio social aos usuários do serviço e vinculação com a instituição. Outra função que o grupo passou a ter foi de ponto da rede de assistência social e saúde mental de Londrina, uma vez que encaminhamentos foram recebidos de diversos serviços, tais como CAPSi, CRAS e UBS. Considera-se que essa é uma prática que problematiza as possibilidades de espaços de acolhimento psicológico para além da psicoterapia individual.Descritores: Serviços de Saúde Infantil; Psicologia Educacional; Relações Comunidade-Instituição.
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Publicado
2016-10-12
Como Citar
Ortolan, M. L. M., Maireno, D. P., & Sei, M. B. (2016). Grupos de Dinâmicas no serviço-escola de Psicologia da UEL: um dispositivo da Rede de Assistência Social e Saúde Mental de Londrina. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 5. Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/1749
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Seção
Conteúdo