Integração academia e serviço: o desafio de qualificar a formação profissional
Resumo
Desde 2008, a parceria entre Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE) e a Secretaria Municipal de Saúde, o Projeto PróPET-Saúde é desenvolvido em Joinville. O Projeto iniciou com a participação dos cursos de Odontologia, Farmácia e Medicina, integrando posteriormente a Psicologia, Educação Física e em 2016 a Enfermagem, ou seja, todos os cursos da saúde da UNIVILLE. O objetivo é adequar as matrizes curriculares e suprir uma lacuna na formação profissional, qualificando os acadêmicos para atuar no âmbito do Sistema Único de Saúde, na perspectiva do cuidado integral à saúde de forma interprofissional, ampliando o conhecimento do processo saúde doença e dos determinantes sociais. Semanalmente, grupos interprofissionais de alunos dos cursos participantes, realizam atividades em 18 unidades básicas de saúde, supervisionados pelos preceptores e professores tutores. A participação interprofissional de acadêmicos no PróPET-Saúde permite o aprendizado do cuidado de forma integral na medida que adota o Modelo de Atenção Integral de Vigilância em Saúde. Assim, reorientar a formação profissional e os processos de geração de conhecimentos, atuando interprofissionalmente, contribui na formação de profissionais eticamente comprometidos com a realidade sócio-sanitária vigente.Descritores: Relações Comunidade-Instituição; Sáude; Educação em Saúde.
Apoio financeiro: Projeto PróPET Saúde/GraduaSUS.
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Publicado
2016-10-12
Como Citar
Schiochet, J. L., Costa, C. B., Paiano, H. M. A., & Vizzotto, D. (2016). Integração academia e serviço: o desafio de qualificar a formação profissional. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 5. Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/1753
Edição
Seção
Conteúdo