Utilização de novas estratégias tecnológicas para motivação e aprendizagem de ciências no ensino fundamental
Resumo
A construção do saber, no século XXI, exige abordagem ampla e interdisciplinar, evidenciando os pontos de interconexão entre as diferentes áreas. O presente trabalho objetivou avaliar o desempenho de alunos do ciclo básico submetidos ao ensino de ciências e matemática utilizando-se de estratégias de tecnologia da informação e de robótica. Para tanto, alunos de 7ª e 8ª séries do ensino fundamental da escola estadual Prof LEA Silva Moraes, escola modelo de ensino integral, foram orientados em disciplina eletiva, sobre a existência de padrões de organização na natureza, desde moléculas a sistemas fisiológicos e saúde, eventos geológicos e climáticos, comparando esses sistemas com os oriundos da informática e robótica. A partir de conceitos de lógica, desenvolvimento de programas e uso de ferramentas interativas/jogos, os alunos praticaram esse novo saber em ações robóticas com o kit LEGO MIndstorms, que se comportava como “organismo vivo”. Os alunos foram submetidos a avaliações de desempenho de aprendizagem por pedagogos além de participarem de debates envolvendo os temas ligados à saúde e em provas de seleção para o ensino médio de escolas técnicas profissionalizantes. Os níveis de aprovação em exames de seleção para o ensino médio e cursos profissionalizantes, bem como o rendimento escolar dos alunos participantes foram significativamente elevados. Os resultados evidenciaram que a interação entre os vários ramos das ciências e o uso de informática e robótica, potencializam o aprendizado e permitem que o raciocínio lógico seja valorizado.Descritores: Educação Continuada; Programação Linear; Robótica; Avaliação Educacional.
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Publicado
2016-10-12
Como Citar
Schweitzer, C. M., Correia, A. S. C., & Gaetti-Jardim Jr, E. (2016). Utilização de novas estratégias tecnológicas para motivação e aprendizagem de ciências no ensino fundamental. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 5. Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/1771
Edição
Seção
Conteúdo