Or 9. Anaeróbios Bucais Gram-Negativos em Pacientes HIV Positivos com Diferentes Condições Imunológicas

Autores

  • Felipe Giachetto
  • Wagner Rafael da Silva
  • Nagib Pezati Boer
  • Aline Valsechi Bosque
  • Livia Buzati Meca
  • Ellen Cristina Gaetti-Jardim
  • Elerson Gaetti-Jardim Júnior
  • Adriana Sales Cunha-Correia

Resumo

Introdução: A ocorrência de infecções oportunistas de cabeça e pescoço normalmente está ligada a bactérias anaeróbios que colonizam a boca. Em pacientes com quadros de comprometimento imunológico, tais organismos podem vir a produzir infecções graves. Objetivo: Estudar a ocorrência de dois dos principais microrganismos oportunistas bucais, Fusobacterium nucleatum e Porphyromonas gingivalis, na saliva e no biofilme de pacientes HIV positivos com diferentes condições imunológicas. Material e Método: Participaram deste estudo 80 pacientes HIV positivos que apresentavam níveis de linfócitos CD4+ variando de 7 a 1800 células/mm3 de sangue. As condições gerais de saúde e enfermidades oportunistas, condição periodontal e o histórico de uso de medicamentos foram registrados. A seguir amostras de saliva e de biofilme subgengival dos pacientes foram obtidas e o DNA microbiano foi extraído. A ocorrência e as populações de F. nucleatum e P. gingivalis foram avaliadas por meio de Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) em tempo real utilizando-se do sistema TaqMan com iniciadores e sondas específicas. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância e ao teste de correlações de Spearman. Resultados: Os microrganismos testados se mostraram quase universalmente presentes nos pacientes, independentemente da condição periodontal, mas seus níveis foram significativamente mais elevados em pacientes que apresentavam quadros de comprometimento imunológico severo e áreas de necrose gengival ou bolsa periodontal profunda. Dados obtidos por PCR evidenciaram que outros patógenos também foram observados nesses pacientes. Conclusão: Os dados sugerem que a destruição periodontal pode apresentar relação com o aumento das populações desses anaeróbios em pacientes com imunocomprometimento.

Descritores: Síndrome de Imunodeficiência Adquirida; Infecção; Bacilos Gram-Negativos Anaeróbios Retos, Helicoidais e Curvos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-12-14

Como Citar

Giachetto, F., Silva, W. R. da, Boer, N. P., Bosque, A. V., Meca, L. B., Gaetti-Jardim, E. C., Gaetti-Jardim Júnior, E., & Cunha-Correia, A. S. (2016). Or 9. Anaeróbios Bucais Gram-Negativos em Pacientes HIV Positivos com Diferentes Condições Imunológicas. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 5. Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/1866