Evento “Dia do Rosa”: a importância da educação em saúde
Resumo
INTRODUÇÃO: No Brasil, a ocorrência de câncer de mama e colo de útero apresenta alta prevalência entre as mulheres, assim como as doenças sexualmente transmissíveis (DST), o que tem grande impacto na saúde pública. Neste cenário, a educação em saúde, focada diretamente ao público feminino, tem alta relevância, por contribuir na promoção da saúde e prevenção dos principais fatores de risco relacionados a essas doenças. Diante disto, foi desenvolvido o evento “Dia do Rosa”, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Selma, com a finalidade de promover educação em saúde, por meio de orientações sobre a importância da prevenção primária e secundária do câncer de colo de útero e das DST, para mulheres em geral que frequentam a UBS. OBJETIVO: Descrever o processo de construção do evento, em relação ao conteúdo abordado. MATERIAL E MÉTODO: O evento foi realizado a partir de palestra contendo informações relacionadas à prevenção primária e secundária do câncer de mama e colo de útero e principais DST, com linguagem voltada às usuárias da UBS. Para tanto foram utilizados recursos audiovisuais ilustrativos, materiais emborrachados representando as genitais masculina e feminina, preservativos, e material para coleta do exame de Papanicolau. RESULTADOS: Participaram do evento 46 usuárias da UBS. A palestra foi elaborada a partir de dados da literatura e realizada em local aberto na UBS Jardim Selma. A apresentação conteve dados estatísticos sobre a prevalência do câncer de mama e de colo de útero; definições patológicas de DST; métodos de prevenção primária, com demonstração do uso correto de preservativos feminino e masculino, e secundária, com demonstração prática da realização do Papanicolau e autoexame das mamas; principais tratamentos das doenças em questão. CONCLUSÃO:O evento realizado permitiu abordagem de temas de extrema relevância para a saúde da mulher, de acordo com a demanda da UBS. Eventos desta natureza são fundamentais para estimular a educação em saúde direcionada à comunidade, contribuindo com a equipe de saúde nas atividades de promoção e prevenção. Assim, podemos concluir que o “Dia do Rosa” atingiu os objetivos propostos. Mais atividades desta natureza são necessárias para sedimentar os conhecimentos sobre o tema e para construir uma rede de multiplicadores das informações discutidas.DESCRITORES: Câncer de Mama; Câncer de Colo de Útero; DST; Educação em Saúde.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
Inumaru LE et al. Fatores de risco e de proteção para câncer de mama: uma revisão sistemática. Rio de Janeiro, 2012.
Oliveira AM et al.. Ações extensionistas voltadas para prevenção e tratamento do câncer ginecológico e de mama: relato de experiência. Minas Gerais, 2011.
Downloads
Publicado
2013-11-10
Como Citar
Barquet, C., Dionysio, B., Lisbôa, A., Nascimento, A., Vellenich, A., & Franceschini, J. (2013). Evento “Dia do Rosa”: a importância da educação em saúde. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 2(4-Supp.3). Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/285