Sensibilização da comunidade sobre o conselho gestor de saúde
Resumo
INTRODUÇÃO: O SUS permite a participação social através dos Conselhos Gestores de Saúde (CGS), garantindo a participação da população na fiscalização dos recursos da saúde. Porém, durante o estágio na UBS Vila Guacuri, alunos do 1º. ano de Medicina, observaram uma baixa adesão dos usuários ao CGS local, motivando-os a incentivar a participação da comunidade no mesmo. OBJETIVO: Sensibilizar a população quanto à importância do Conselho Gestor de Saúde da UBS Vila Guacuri, ressaltando as formas de participação para efetivar suas sugestões e críticas relacionadas ao serviço de saúde local. MATERIAL E MÉTODO: Inicialmente, convidou-se cinco usuários para conhecerem a organização da UBS. Nesta data, o grupo se reuniu com os convidados para uma discussão baseada no que foi observado, enfatizando os benefícios e limitações do SUS na atenção básica à saúde. A segunda fase, baseou-se em um evento com realização de sete palestras sobre o CGS. Simultaneamente às palestras, o grupo realizou o circuito saúde, com a distribuição de lanche e um espaço recreativo destinado às crianças. RESULTADOS: Os usuários presentes no evento realizado mostraram-se extremamente interessados e agradecidos. Muitos deles desconheciam as reuniões do CGS e a necessidade de participação social. Além disso, destacaram a falta de incentivo para participação no CGS: o horário de reuniões incompatível com a disponibilidade e a ausência de um sentimento de coletividade, que estimulasse o usuário a mover-se em prol da comunidade, uma vez que o caráter do CGS é essencialmente voluntário. Os relatos dos participantes, após a discussão, mostraram inclinação à uma possível contribuição destes, visando melhorias no serviço de saúde local, atendendo à proposta do grupo. CONCLUSÃO:Ao expor as atividades do Conselho Gestor de Saúde da UBS Vila Guacuri de forma dinâmica, os usuários foram sensibilizados quanto a importância da participação popular no que diz respeito a busca efetiva por um serviço de saúde de qualidade. As críticas e sugestões dos usuários serão convertidas em benefícios quando direcionadas aos órgãos competentes.DESCRITORES: Educação Médica; SUS; Conselho Gestor.
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Referências
Brasil. Ministério da Saúde. Cadernos HumanizaSUS, Política Nacional de Humanização. 1ª ed. Brasília, Distrito Federal: Ministério da Saúde. v. 2. 2010.
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Publicado
2013-11-10
Como Citar
Fontes, P., Rodrigues, T., Maldonado, T., Nawa, M., & Albuquerque, T. (2013). Sensibilização da comunidade sobre o conselho gestor de saúde. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 2(4-Supp.3). Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/304