Anais 10º CIRPACfoa - Círculo de Palestras à Comunidade 2018 FOA/UNESP

Autores

  • Leonardo Perez Faverani Universidade Estadual Paulista - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.21270/archi.v7i0.4859

Resumo

Editorial

Caro(a) Leitor(a),

O Círculo de Palestras à Comunidade da Faculdade de Odontologia do Campus de Araçatuba (CIRPACfoa) foi criado em 2009 pelo Departamento de Cirurgia e Clínica Integrada e apoiado pela direção da Faculdade de Odontologia de Araçatuba. Cadastrado inicialmente como o quarto objetivo do projeto de extensão “ATENDIMENTO CIRÚRGICO-ODONTOLÓGICO PARA PACIENTES COM TRAUMATISMO BUCO-MAXILO-FACIAL EM NÍVEL HOSPITALAR E AMBULATORIAL”, o CIRPACfoa foi sendo reconhecido pela Pró-reitoria de Extensão da UNESP, tornando-se um Círculo de ação independente do seu projeto de origem por possuir a prevenção como o seu principal objetivo. A necessidade crescente para que ocorra a prevenção dos traumas bucomaxilofaciais faz com que o projeto se torne uma ferramenta com grande potencial de inovação.

Atualmente, o CIRPACfoa tornou-se um projeto anual e tem sido caracterizado pelo desenvolvimento de palestras que abordam os fatores etiológicos dos traumas bucomaxilofaciais, baseando-se em casos clínicos vivenciados pelo projeto de sua origem. Anualmente, o CIRPACfoa tem adequado o material didático da disciplina de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial para a realização de palestras abordando temas como, Álcool, Acidentes Automobilísticos, Motociclísticos, Ciclísticos e Violência.

Entre os meses de maio a novembro, alunos voluntários da graduação são selecionados e treinados para o desenvolvimento de palestras e para ministrá-las internamente aos alunos das Faculdades de Odontologia e Medicina Veterinária do Campus de Araçatuba ou à comunidade externa de outras universidades da cidade de Araçatuba e região, aos alunos de instituições estaduais, municipais e particulares do ensino fundamental, médio e superior, além de alunos de autoescolas.

Algumas palestras também são concentradas entre os meses de agosto a outubro, conforme slogan anual adotado e união existente entre o CIRPAC e outros eventos externos programados por outras instituições.

O projeto tem pretendido expandir a campanha de prevenção dos Traumatismos bucomaxilofaciais interagindo-a com a prevenção dos acidentes de trânsito, além de continuar atuando, junto aos órgãos públicos, no combate da violência na cidade de Araçatuba. Campanhas associadas aos fatores etiológicos dos traumas bucomaxilofaiciais poderão ser estendidas para outras regiões em um futuro próximo, conforme obtenção de recursos, auxílios e apoio dos órgãos públicos e da imprensa.

Aproveito a oportunidade para agradecer ao periódico Archieves of Health Intvestigation, na pessoa da sua Editora Chefe, Profª. Associada Maria Cristina Rosifini Alves Rezende, pela honrosa oportunidade de publicar os resumos dos trabalhos apresentados no evento. Meus sinceros agradecimentos.

Prof. Dr. Leonardo Perez Faverani

Coordenador

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-11-22

Como Citar

Faverani, L. P. (2019). Anais 10º CIRPACfoa - Círculo de Palestras à Comunidade 2018 FOA/UNESP. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 7. https://doi.org/10.21270/archi.v7i0.4859