O exercício do Programa Saúde na Escola como prática da Equipe de Saúde Bucal na Atenção Básica: relato de experiência

  • André Rodrigo Justino da Silva Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Pernambuco, Universidade de Pernambuco (FOP/UPE), 54756-220 Camaragibe - PE, Brasil
Palavras-chave: Promoção da Saúde, Serviços de Saúde Escolar, Saúde Bucal, Atenção Primária à Saúde, Sistema Único de Saúde

Resumo

Introdução: O Programa Saúde na Escola se apresenta como uma forma concreta de promoção de saúde de extrema relevância para a assistência dos escolares facilitando o contato da população com os serviços odontológicos. Objetivo: Expor a realização de atividades do programa saúde na escola por uma equipe de saúde bucal do sistema único de saúde como uma experiência de saúde com escolares da região da Borborema do estado da Paraíba. Material e método: As ações envolveram 41 alunos de turmas de 05 e 12 anos de duas escolas municipais no município de Esperança- Paraíba. Foram realizadas visitas de reconhecimento dos locais para recolher todos os dados de cada instituição e planejamento das atividades. Como metodologias foram utilizadas jogo dos amigos e inimigos dos dentes; material educativo audiovisual sobre a técnica ideal de escovação; atividade de pintura com abordagem do tema dieta. Adicionalmente foi realizada aplicação tópica de flúor com Fluoreto de Sódio a 2% nas crianças com faixa etária de 05 anos. Relato de experiência: Os dois momentos de realização das atividades foram extremamente proveitosos e de uma participação ativa dos alunos que foram o público-alvo das ações que somada à cooperação da equipe de atenção básica resultou em êxito nos objetivos de promoção de saúde e de proteção específica. Conclusão: A realização de ações educativas no ambiente escolar através do programa saúde na escola é muito importante para melhorar a qualidade de vida da população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Graciano AMC, Cardoso NMM, Mattos FF, Gomes VE, Borges-Oliveira AC. Promoção da Saúde na Escola: história e perspectivas. J Health Biol Sci. 2015;3(1):34-8.

Brasil. Presidência da República. Poder Executivo. Decreto nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007. Institui o Programa Saúde na Escola - PSE, e dá outras providências. Diário Oficial da União 2007; 5 dez.

Brasil. Ministério da Saúde (MS). Ministério da Educação. Orientações sobre o programa saúde na escola para a elaboração dos projetos locais. 2008; Brasília: MS.

Ferreira IRC, Vosgerau DSR, Moysés SJ, Moysés ST. Diplomas Normativos do Programa Saúde na Escola: análise de conteúdo associada à ferramenta ATLAS TI. Ciên Saúde Colet. 2012;17(12):3385-3398.

Sousa JB, Pinheiro Neto MB, Lobo VFB, Carneiro SV, Silva CHF. Benefícios da inserção do cirurgião dentista no programa saúde na escola. Jornada odontológica dos acadêmicos da católica. JOAC. 2016;2(2).

Bezerra BX, Fernandes ME, Henschel FAN, Molina LM, Nakaie DH, Petyk WS et al. Medidas preventivas e curativas em saúde bucal nos municípios de Mandaguari e de Sarandi em conjunto com a Pastoral da Criança: um relato de experiência. Arch Health Invest. 2020;9(4):367-70.

Moura AMG, Silva ROC, Zermiani TC, Ditterich RG. Conhecimento sobre saúde bucal de professores de escolas públicas em Colombo-PR. Rev Espaço para a Saúde. 2018;19(1): 57-64.

Oliveira EL, Riatto SG, Vieira APSB, Carvalho G, Fonseca M, Guedes V et al. Importância do nível de conhecimento dos professores de escola pública do ensino fundamental sobre saúde bucal: revisão de literatura. Rev Campo do Saber. 2018;4(5):2-16.

Rodrigues CAL, Sá-Silva JR, Rocha AHSG. Conhecimentos e práticas em saúde bucal na escola: relato de experiências. REAMEC. 2020;8(1):404-17.

Oliveira EEG, Arantes DC, Nascimento LS, Pontes FSC. Oral health assessment in school program health: who and how? RGO Rev Gaúch Odontol. 2018;66(2):154-59.

Mendes JDR, Freitas CAS, Dias MSA, Fernandes DR. Análise das atividades de educação em saúde realizadas pelas equipes de saúde bucal. Rev Bras Promoção da Saúde. 2017;30(1):13-21.

Rodrigues JC, Sousa TBP, Joaquim DC, Benedito FCS, Cruz GS, Leite ACRM. Percepção de professores quanto à aplicabilidade das ações de educação em saúde bucal. Rev Diálogos Acadêmicos. 2016; 5(2):86-91.

Publicado
2021-05-17
Como Citar
Silva, A. R. J. da. (2021). O exercício do Programa Saúde na Escola como prática da Equipe de Saúde Bucal na Atenção Básica: relato de experiência. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 10(5), 729-733. https://doi.org/10.21270/archi.v10i5.4966
Seção
Original Articles