Painel 01 - Libras no Controle do Medo e da Ansiedade no Contexto Odontológico
Resumo
As dificuldades enfrentadas na vida diária pelo surdo como: comunicação, educação, dificuldade de compreender e se expressar com ouvintes, fazem com que eles se sintam inseguros frente à situação odontológica e acabam reforçando comportamentos de medo e ansiedade frente ao desconhecido. Devido à necessidade de se desenvolver estratégias para que essas emoções sejam controladas a fim de evitar o sofrimento da criança e o consequente prejuízo na qualidade do tratamento odontológico e com base na proposta de inclusão social de pessoas com deficiência o Projeto de Extensão “Brincar e Sorrir” tem como objetivo desenvolver comportamentos adaptativos para a assistência odontológica nas crianças assistidas no Centro de Assistência Odontológica á Pessoa com Deficiência inserindo-as dentro de um contexto apropriado às suas compreensões e aceitações. Para tanto, o projeto utiliza recursos pedagógicos (projeções, imagens incluindo imagens com LIBRAS para as crianças com deficiência auditiva, desenhos para colorir, brinquedos, entre outros), que ilustram ou replicam estímulos presentes na situação de tratamento odontológico (refletor, seringa tríplice, canetas de alta e baixa rotação e cadeira odontológica. Essa atividade lúdica com o auxílio da LIBRAS pode atenuar o medo e a ansiedade naturalmente presentes no contexto odontológico e contribuir no processo de adaptação da criança surda à assistência odontológica.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-02-02
Como Citar
Montovani, A. V. R., Brasil, R. de C. E. de A., Sedlacek, P., & Menezes, M. (2014). Painel 01 - Libras no Controle do Medo e da Ansiedade no Contexto Odontológico. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 3. Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/647