O papel da Universidade Aberta à Terceira Idade na educação ambiental

Autores

  • Ronise Straiotto Piato
  • Letícia Cabrera Capalbo
  • Maria Isabel Rosifini Alves Rezende
  • Lucas de Souza Lehfeld
  • Maria Cristina Rosifini Alves Rezende https://orcid.org/0000-0002-1327-9667

DOI:

https://doi.org/10.21270/archi.v3i5.680

Resumo

Envelhecimento populacional e proteção ambiental vêm ganhando especial relevância, tendo em vista as recentes transformações econômicas, demográficas e sociais no conjunto da sociedade. Objetivou-se promover revisão teórica e reflexiva com ênfase na convergência entre desenvolvimento sustentável e ações educacionais promovidas pela Universidade Aberta à Terceira Idade. Realizou-se revisão da literatura obtendo-se artigos na íntegra a partir dos descritores idoso, indicadores de desenvolvimento sustentável e proteção ambiental, publicados em inglês, espanhol e português, entre janeiro de 1994 e junho de 2014, em periódicos nacionais e internacionais nas bases LiIlacs, Bireme e Medline. Utilizou-se roteiro sistematizado de coleta de dados para análise da amostra.  Os resultados indicam que a Universidade Aberta à Terceira Idade desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, através de ações baseadas em pressupostos gerontológicos sócioeducativos. Neste contexto, a educação ambiental se apresenta como processo pedagógico capaz de despertar a capacidade crítica do idoso, tornando-o agente social ativo e conduzindo-o a uma concepção cultural que assegure estabelecimento de relações harmônicas sustentáveis com a natureza. Concluiu-se que a Universidade Aberta à Terceira Idade contribui para iniciativas que privilegiam as relações entre sistemas e processos econômicos, sociais e naturais, gerando a construção de valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente.

Descritores: Descritores Idoso; Universidades; Indicadores de Desenvolvimento Sustentável; Educação Ambiental.

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Publicado

2015-01-05

Como Citar

Piato, R. S., Capalbo, L. C., Alves Rezende, M. I. R., Lehfeld, L. de S., & Alves Rezende, M. C. R. (2015). O papel da Universidade Aberta à Terceira Idade na educação ambiental. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 3(5). https://doi.org/10.21270/archi.v3i5.680

Edição

Seção

Artigos