O papel da Universidade Aberta à Terceira Idade na educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.21270/archi.v3i5.680Resumen
Envelhecimento populacional e proteção ambiental vêm ganhando especial relevância, tendo em vista as recentes transformações econômicas, demográficas e sociais no conjunto da sociedade. Objetivou-se promover revisão teórica e reflexiva com ênfase na convergência entre desenvolvimento sustentável e ações educacionais promovidas pela Universidade Aberta à Terceira Idade. Realizou-se revisão da literatura obtendo-se artigos na íntegra a partir dos descritores idoso, indicadores de desenvolvimento sustentável e proteção ambiental, publicados em inglês, espanhol e português, entre janeiro de 1994 e junho de 2014, em periódicos nacionais e internacionais nas bases LiIlacs, Bireme e Medline. Utilizou-se roteiro sistematizado de coleta de dados para análise da amostra. Os resultados indicam que a Universidade Aberta à Terceira Idade desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, através de ações baseadas em pressupostos gerontológicos sócioeducativos. Neste contexto, a educação ambiental se apresenta como processo pedagógico capaz de despertar a capacidade crítica do idoso, tornando-o agente social ativo e conduzindo-o a uma concepção cultural que assegure estabelecimento de relações harmônicas sustentáveis com a natureza. Concluiu-se que a Universidade Aberta à Terceira Idade contribui para iniciativas que privilegiam as relações entre sistemas e processos econômicos, sociais e naturais, gerando a construção de valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente.Descritores: Descritores Idoso; Universidades; Indicadores de Desenvolvimento Sustentável; Educação Ambiental.
Referências
- Gico VV, Carvalho MOF. A participação do idoso na educação ambiental como exercício da sua cidadania. InterScientia. 2014;2(2):56-76.
- Silva RMP. O meio ambiente na Constituição Federal de 1988. Disponível em http://jus.com.br/artigos/25529. Acesso em 14 de junho de 2014.
- Sparemberguer RFL, Silva DA. A relação homem, meio ambiente, desenvolvimento e o papel do direito ambiental. Disponível em http:// www.domtotal.com/ direito/ pagina/detalhe/ 23711. Acesso em 10 de junho de 2014.
- Rocha TA, Queiroz MOB. O meio ambiente como um direito fundamental da pessoa humana. Disponível em http://ambitojuridico.com. br/ site/? artigo_id= 10795& n _ link= revista_ artigos_leitura
- Silva TC. O meio ambiente na Constituição Federal de 1988. 2008. Disponível em http://www.jurisway.org.br/v2/ dhall.asp? id_dh=940 >. Acesso em 18 de fevereiro de 2014.
- Siqueira AC. As novas relações entre a universidade e a sociedade brasileira na era da revolução científico-tecnológica: o saber (poder) em disputa. Disponível em http://www.anped11 uerj.br/ 18/SIQUEIRA.htm. Acesso em 05 de abril de 2014.
- Veras R, Caldas C. UnATI-UERJ-10 anos. Um modelo de cuidado integral para a população que envelhece. Rio de Janeiro: Relume-Dumará/UnATI/UERJ; 2004.
- Glendenning F. Education for older adults. Int J Lifelong Educ. 2001;20(1/2): 63–70.
- Vellas P. University of the Third Age. AIUTA Association Internationale des Universités du Troisième Age. Disponível em: www.worldu3a.org/ worldpapers /vellas-uk.htm. Acesso em 01 de maio de 2014.
- Hebestreit L. The role of the University of the Third Age. Aust J Adult Learn. 2008;48(3):547-65.
- Formosa M. Older adult education in a Maltese University of the Third Age: a critical perspective. Education and Ageing. 2000;15(3): 315–39.
- Formosa M. Critical gerogogy: developing practical possibilities for critical educational gerontology. Int J Educ Ageing. 2002; 17(3):73-86
- Laslett P. A fresh map of life: the emergence of the Third Age, 2 ed. London: Macmillan Press;1996.
- Brady EM, Holt SR, Welt B. Peer teaching in lifelong learning institutes, J Educ Gerontol. 2003;29(10): 851–68.
- Manheimer RJ. Older adult education in the United States: trends and predictions, North Carolina Center for Creative Retirement, University of North Carolina, Ashville. Disponível em http://www.unca.edu. Acesso em 01 de abril de 2014.
- Midwinter E. Happy anniversary! U3A Sources. An Educational Bulletin. 2003; 19(6): 1–2.
- Neto AJ. A Universidade Aberta para terceira Idade da PUC -SP. In: A terceira Idade. São Paulo: SESC, 14ed.1998.
- Silva FL. Reflexões sobre o conceito e a função da universidade pública. Estudos Avançados. 2001; 15 (42):295-304.
- Machado PAL. Direito Ambiental Brasileiro. 10. ed. São Paulo: Malheiros, 2002.
- Pinheiro JI, Lima BUM, Dantas Jr. PC. A educação sanitária e ambiental como instrumento de participação popular, conscientização e controle social na regulação dos serviços de saneamento ambiental. Disponível em https://www.natal.rn.gov.br/ arsban/paginas/File/A_EDUCACAO_SANITARIA_AMBIENTAL_COMO_INSTRUMENTO.pdf. Acesso em 01 de março de 2014.
- Bittar M, Pereira KAB, Grigoli JAG. Educação ambiental e universidade: algumas considerações sobre a formação de professores. Disponível em: http://www.histedbr.fe. unicamp.br/ acer_histedbr/jornada/ jornada7/ _GT4%20PDF/EDUCA%C7%C3O%20AMBIENTAL%20E%20UNIVERSIDADE%20GT4.pdfAcesso em 05 de maio de 2014.
- Tristão M. A educação ambiental na formação de professores: redes de saberes. São Paulo: Annablume; 2004.
- Luzzi D. A “ambientalização” da educação formal. Um diálogo aberto na complexidade do campo educativo. In Leff H.(org.). A complexidade ambiental. Trad. Eliete Wolff. São Paulo: Cortez; 2003. p. 178-216.
- Miranda ES, Schall VT, Modena CM. Representações sociais sobre educação ambiental em grupos da terceira idade. Ciênc Educ. 2007; 13(1):15-28.
- Guimarães M. Educação Ambiental Crítica. In: Layrargues PP (Coord.). Identidades da Educação Brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004.
- Mayor F. Preparar um futuro viável: ensino superior e desenvolvimento sustentável. In: Conferência mundial sobre o ensino superior. Tendências de educação superior para o século XXI. Anais. Paris: 1998.
- Nunes EM. A educação ambiental na universidade: caminhos e possibilidades para a sustentabilidade ecológica. Disponível em http://www.ecossistemica.com.br/reflexoes/Educacaoambientaleuniversidade.pdf. Acesso em 15 de maio de 2014.
- Salgado MFMA, Cantarino AAA. O papel das instituições de ensino superior na formação socioambiental dos futuros profissionais. ENEGEP. 2006;26:1-8.
- Fouto ARF. O papel das universidades rumo ao desenvolvimento sustentável: das relações internacionais às práticas locais. Disponível em http://campus.fct.unl.pt/ campus verde/ W_RIA_ARFF.doc. Acesso em 08 março 2014.
- Toni IAM. As instituições de endino superior e as UNATIS Brasileiras. In: Rita de Cássia da Silva de Oliveira; Raimunda Silva D' Alencar. (Org.). As esperiências de universidades abertas em um Brasil que envelhece. CRV.2011;1:161-74.
- Bueno GDR, Roseli VR. A Importância da Universidade Aberta da Terceira Idade: Unati/Unicentro. Disponível em http://www.isapg.com.br/2011/ciepg/download.php?id=37. Acesso em 20 de março de 2014.
- Veloz MCT, Nascimento-Schulze CM, Camargo BV. Representações sociais do envelhecimento. Psicol Reflex Crit. 1999; 12(2):479-501.
- Goldfarb DC. Corpo, tempo e Envelhecimento. São Paulo: Casa do Psicólogo; 1998.
- Alves-Rezende MCR, Capalbo BC, Soubhia AMP, Poi WR, Fajardo RS, Bresciani KDS, Fonseca LEC. UNATI – promoção de qualidade de vida na terceira idade. Arch Health Invest. 2012; 1(Supl 1):64.
- Capalbo LC, Piato RS, Fajardo RS, Rezende MIRA, Lehfeld LS, Rezende MCRA. Representação social da velhice e ações promovidas pela Universidade: responsabilidade social da Unati. Rev Odontol UNESP. 2014; 43(N Especial):112.
- Alves-Rezende MCR, Momesso GAC, Pupim LF, Brasilino MS, Pires-Soubhia AM, Poi WR, Bresciani KD, Fonseca LEC, Fajardo RS. Arte-terapia: motivação pessoal na terceira idade. Arch Health Invest. 2012; 1(Supl 1):16.
- Alves Rezende MCR, Bispo ACO. Saúde bucal na terceira idade: egressos do curso de odontologia frente às mudanças nos modelos de atuação pública e privada. Rev Reg Araçatuba Assoc Paul Cir Dent. 2001; 22(2):1-6.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2015-01-05
Cómo citar
Piato, R. S., Capalbo, L. C., Alves Rezende, M. I. R., Lehfeld, L. de S., & Alves Rezende, M. C. R. (2015). O papel da Universidade Aberta à Terceira Idade na educação ambiental. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 3(5). https://doi.org/10.21270/archi.v3i5.680
Número
Sección
Artigos