Relato de experiência na atividade de monitoria na disciplina de farmacologia
Abstract
O exercício da monitoria deve propiciar condições que favoreçam o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos alunos do curso de graduação, uma vez que, intensifica a cooperação entre o corpo docente e discente e contribui pela melhoria da graduação. Este estudo consiste em um relato de experiência de um monitor na disciplina de farmacologia da FOA/UNESP. O objetivo principal deste trabalho é descrever a importância e valorização da prática da monitoria em prol do bom desempenho escolar dos alunos. No ano letivo de 2015 foram monitorados os alunos de Odontologia do curso Integral e noturno (aproximadamente 100 alunos). Diante da necessidade de um estudo acompanhado aos alunos devido ao alto índice de reprovações em farmacologia. Para isso, foram realizados acompanhamento semanal nas aulas teóricas, grupos de estudos e revisões do conteúdo programático tanto nos recintos da faculdade quanto extra institucional. A monitoria teve resultados expressivos, visto que reduziu significativamente o número de exames de recuperação e o número de reprovações, que até então eram elevados. Com a monitoria houve somente 03 reprovações no período integral e 02 no noturno, estatisticamente muito inferiores aos anos antecessores. Dessa forma, acredita-se que a melhor forma de auxiliar o aluno nos estudos é reconhecer suas dificuldades e já ter vivenciado a mesma situação do mesmo e, através da monitoria é possível isso, visto que assessorar e monitorar os alunos faz com que eles adquiram maior facilidade ao estudo.Descritores: Monitoria; Farmacologia; Odontologia.
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Published
2016-10-12
How to Cite
Nunes, G. P., Silva, C. A., & Oliveira, S. H. P. (2016). Relato de experiência na atividade de monitoria na disciplina de farmacologia. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 5. Retrieved from https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/1762
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