Estudo histomorfológico e histomorfométrico dos efeitos do verapamil sobre o desenvolvimento do germe dentário em filhotes de ratas hipertensas

Autores

  • Pedroso JF, Amorim JBO, Gomes MF, Salgado MAC, Lima DR

Resumo

O Verapamil é um dos principais fármacos para tratamento de hipertensão em gestantes. Através de análise histomorfológica e histomorfométrica, avaliou-se o efeito do Verapamil sobre o germe dentário em filhotes de ratas hipertensas. Animais da raça Wistar e SHR foram divididos em Grupo Teste (T), os quais receberam Verapamil e em Grupo Controle (C), que receberam soro fisiológico. O medicamento foi administrado por via intraperiotoneal na concentração de 10mm/kg durante 21 dias. Ao fim da gestação obtiveram-se 5 filhotes Wistar e 5 SHR do Grupo C e 9 filhotes Wistar e 9 SHR do Grupo T. Após 5 dias de nascimento, os filhotes foram sacrificados para remoção das hemimandibulas. As amostras foram fixadas, descalcificadas e processadas para obtenção das lâminas histológicas. Analisaram-se as espessuras do esmalte e dentina dos germes dentários correspondentes ao primeiro e segundo molares. Dentina e esmalte apresentaram maiores espessuras no Grupo T em comparação com o Grupo C, sendo que a dentina apresentou diferenças mais expressivas. Na análise do primeiro molar, para a raça SHR, o Grupo T apresentou aumento significativo (p<0.0001) da espessura da dentina em relação ao Grupo C. No segundo molar, tanto para SHR (p<0.0057) como Wistar (p<0.0001), houve diferença estatisticamente significante entre os Grupos T e C. No esmalte houve aumento de espessura no germe do segundo molar entre os Grupos T e C Wistar (p<0.0001). O Verapamil administrado durante a gestação pode interferir no desenvolvimento do germe dentário, levando a um aumento da espessura do esmalte e da dentina.

Descritores: Hipertensão, Gestantes, Verapamil.

Referências

  1. Duhig K, Vandermolen B, Shennan A. Recent advances in the diagnosis and management of pre-eclampsia. F1000Res. 2018; 7:242.
  2. Goulart MGV. Ação do verapamil, Bloqueador dos canais de cálcio, sobre o desenvolvimento do germe dentário de ratos e sua correlação com os teores séricos de cálcio [dissertação]. Piracicaba: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); 1996.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-10-11

Como Citar

Gomes MF, Salgado MAC, Lima DR, P. J. A. J. (2018). Estudo histomorfológico e histomorfométrico dos efeitos do verapamil sobre o desenvolvimento do germe dentário em filhotes de ratas hipertensas. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 7. Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/3323