Anais I JASBI - I Jornada Acadêmica de Saúde Bucal Inclusiva UFPR

Autores

  • Yasmine Mendes Pupo UFPR - Universidade Federal do Paraná
  • João Rodrigo Sarot UFPR - Universidade Federal do Paraná
  • Heliton Gustavo de Lima UFPR - Universidade Federal do Paraná
  • Jaqueline do Carmo Machado Lopes UFPR - Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.21270/archi.v10i.5604

Palavras-chave:

Anais de Congressos, Odontologia, Saúde Bucal

Resumo

Caro(a) Leitor(a),

A Jornada Acadêmica de Saúde Bucal Inclusiva (JASBI) é um evento científico realizado pelo projeto de extensão Saúde Bucal Inclusiva da UFPR com o objetivo proporcionar conhecimento científico diante do atendimento odontológico e multiprofissional da pessoa com deficiência, parcela muitas vezes desassistida da população, preparando os futuros e/ou profissionais da área para tratamentos de qualidade a estes pacientes. Os principais tópicos abordados no evento foram métodos minimamente invasivos de controle da doença cárie; sedação inalatória com óxido nitroso e oxigênio como opção no atendimento de pessoas com deficiência; reconhecimento do papel do fonoaudiólogo na atuação multiprofissional com o cirurgião-dentista no atendimento de pessoas com deficiência; alterações bucais presentes na cavidade bucal de pacientes idosos; percepção sobre as técnicas de manejo e importância da saúde bucal preventiva para a qualidade de vida de pessoas com deficiência; atuação do cirurgião-dentista bucomaxilofacial no tratamento de fissuras lábio palatinas. Além disso, parte do evento foi direcionado a apresentação e discussão de trabalhos científicos com mediação por professores da área de atendimento das pessoas com deficiência (PDs).

A coordenadora do projeto de extensão Saúde Bucal Inclusiva Profª. Drª. Yasmine Mendes Pupo e presidente do evento, reuniu acadêmicos de Odontologia da Universidade Federal do Paraná para compor uma comissão organizadora totalizando 22 colaboradores, internos do projeto e externos. No total o evento contou com 1200 inscritos de diversas Universidades do Brasil e 130 submissões de trabalhos científicos. O evento favoreceu a maior visibilidade das ações do projeto de extensão vinculado aumentando consideravelmente o número de seguidores no Instagram (sbi_ufpr).

A I JASBI, transmitida ao vivo pelo Youtube, aconteceu nos dias 19, 20 e 21 de maio de 2021, com temas de extrema relevância para o atendimento odontológico de PDs, o que culminou em 3700 visualizações das palestras durante a semana do evento. No dia 21, período da manhã e tarde, foram realizadas as apresentações de trabalhos selecionados de forma síncrona e os demais foram disponibilizados em playlist no Youtube de forma assíncrona. Os resumos referentes as apresentações síncronas e assíncronas encontram-se no presente anais, assim como, os trabalhos premiados no transcorrer do evento.

Comissão Organizadora

I JASBI - UFPR (Universidade Federal do Paraná)  2021

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-10-02

Como Citar

Mendes Pupo, Y., Sarot, J. R., de Lima, H. G., & Lopes, J. do C. M. (2021). Anais I JASBI - I Jornada Acadêmica de Saúde Bucal Inclusiva UFPR. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 10, 1–120. https://doi.org/10.21270/archi.v10i.5604