PgO - o43 Contribuição do processo ensino-aprendizagem na qualificação de recursos humanos no cuidado da saúde bucal do idoso

Autores/as

  • Tânia Adas Saliba Rovida
  • Suzely Adas Saliba Moimaz
  • Cléa Adas Saliba Garbin
  • Isabella de Andrade Dias
  • Nemre Adas Saliba

Resumen

O projeto de extensão universitária “Sempre Sorrindo” vem sendo realizado há dezesseis anos, ações na área da odontogeriatria em quatro instituições asilares do município de Araçatuba-São Paulo, visando à integralidade na atenção a saúde bucal do idoso e a capacitação dos alunos e profissionais envolvidos. Anualmente, são realizados: qualificação e treinamento da equipe de graduandos e pós-graduandos; levantamento das condições de saúde bucal dos idosos; definição das necessidades de tratamento; capacitação de cuidadores e supervisão periódica da higienização bucal. Os resultados obtidos referem-se à formação de vínculo com instituições de idosos locais; às atividades práticas de promoção, prevenção e reabilitação da saúde bucal do idoso; ao desenvolvimento de pesquisas e ao compromisso com a formação acadêmica. As atividades realizadas favorecem o estabelecimento da relação entre o ensino superior e a sociedade, imprescindível para a formação de profissionais comprometidos com a realidade social. Conclui-se que o projeto de extensão possui extrema relevância social, com ações voltadas para a atenção da saúde bucal do idoso e qualificação de recursos humanos bem-sucedidos.

Descritores: Saúde Bucal; Educação em Saúde; Odontologia Geriátrica.

Agradecimentos/Apoio Financeiro: FAPESP (Processo 2013/08625-0)

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2016-08-04

Cómo citar

Rovida, T. A. S., Moimaz, S. A. S., Garbin, C. A. S., Dias, I. de A., & Saliba, N. A. (2016). PgO - o43 Contribuição do processo ensino-aprendizagem na qualificação de recursos humanos no cuidado da saúde bucal do idoso. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 5. Recuperado a partir de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/1393