GradP - o34 Prevenção e transmissão da hepatite B na visão dos acadêmicos
Resumen
O objetivo foi avaliar o conhecimento dos acadêmicos de odontologia sobre as formas de prevenção e transmissão da hepatite B. Trata– se de um estudo descritivo de caráter transversal e participaram 153 graduandos, que cursavam disciplinas clínicas em uma instituição pública de ensino. O instrumento de coleta utilizado foi um questionário sobre o tema. Foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa (Processo nº 632.067) e para a análise utilizou – se a estatística descritiva. Do total, 77% já estão em atividade clínica entre 1 a 3 anos. Apenas 17% dos acadêmicos relataram ter atendido pacientes com hepatite B, e declararam ter recebido essa informação através da anamnese. Sobre o agente causal da doença, 68% responderam que é viral, entretanto 19% não sabiam ou não responderam essa questão, e 13% responderam a forma de transmissão e não a causa; apesar de 95% afirmarem já ter recebido orientações sobre o assunto. Tratando – se da vacinação a maioria (92%) confirmou a realização da mesma e destes somente 27% relataram a realização do exame Anti-HBS nos quais o resultado, segundo relato dos pesquisados, apresentou – se negativo em 47% dos casos, portanto deverão repetir a cobertura vacinal. Dos vacinados, 73% não fizeram o exame podendo não estar imunes e assim susceptíveis a contrair a doença em casos de acidentes. A maioria (59%) relatou não ter o conhecimento sobre o exame Anti-HBS, e nem saber o significado do mesmo. Conclui – se que há um desconhecimento dos acadêmicos sobre as formas de prevenção e transmissão da hepatite B e se faz necessário uma complementação desse tema.Descritores: Estudantes de Odontologia; Hepatite B; Imunização.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2016-08-04
Cómo citar
Gomes, T. C., Ortega, M. M., Garbin, C. A. S., Garbin, A. J. I., Moimaz, S. A. S., & Wakayama, B. (2016). GradP - o34 Prevenção e transmissão da hepatite B na visão dos acadêmicos. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 5. Recuperado a partir de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/1600
Número
Sección
Categoria Painel - Graduação