Aprendizagem significativa: contribuições dos conceitos de zona de desenvolvimento proximal e real articulados com a ajuda ajustada

Autores/as

  • Jaine Aparecida Vieira Guedes
  • Jayme Rodrigo Blanco Santos
  • Vanessa Cristina Nunes
  • Ana Paula Silva Cantarelli Branco

Resumen

Partindo das implicações teóricas de Vygotsky, inerentes aos processos escolares, em especial quanto à relação entre desenvolvimento e aprendizagem, atrelados com a visão construtivista, e na busca por métodos de ensino mais eficientes, eficazes e significativos versaremos sobre os conceitos de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) e Zona de Desenvolvimento Real (ZDR) articulando com o conceito de Ajuda Ajustada, proposta nas teorias construtivistas. Os conceitos de ZDP e ZDR trazem vários pressupostos que corroboram com a concepção construtivista de ajuda ajustada, a qual destaca a importância da intervenção pedagógica na construção de novos esquemas de conhecimento. Tem-se que com o reconhecimento do nível de desenvolvimento no qual se encontra o indivíduo será possível então contribuir para ajustar aos sujeitos o modo como os conteúdos são apresentados no âmbito escolar e assim ajustar os conteúdos ao nível de desenvolvimento atual e consequentemente contribuir para que suas apropriações ocorram de maneira significativa. Portanto com base em vasto estudo bibliográfico e entrevistas com professores da rede pública de ensino estadual, será apresentado as contribuições esperadas da utilização dos conceitos supra relacionados no dia a dia escolar para a transformação do modelo atual de ensino, visando assim, tornar a aprendizagem mais significativa.

Descritores: Aprendizagem; Ensino; Avaliação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2016-10-12

Cómo citar

Guedes, J. A. V., Santos, J. R. B., Nunes, V. C., & Branco, A. P. S. C. (2016). Aprendizagem significativa: contribuições dos conceitos de zona de desenvolvimento proximal e real articulados com a ajuda ajustada. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 5. Recuperado a partir de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/1729