Sindrome de Burnout em estudantes acadêmicos: uma necessidade de atenção

Autores/as

  • Amanda Giomo Delalata
  • Ana Carolina dos Santos
  • Jessica Cristina Gouvea
  • Leticia de Paula Sciola
  • Marta Priscila Peres

Resumen

O presente trabalho tem por finalidade atrair olhares para a síndrome de Burnout(SB) em estudantes acadêmicos, os quais encontram-se em fase final de formação. O fenômeno mostra-se crescente haja vista atingir uma parcela expressiva dos estudantes. A síndrome de burnout é considerada uma patologia relativa ao stress crônico, sendo caracterizada por três dimensões: exaustão emocional, descrença e sentimento de baixa realização. O stress é um estado comum e inerente a pessoa humana, quem em dosagem adequada pode contribuir para a sobrevivência e o desempenho assertivo de atividades no cotidiano. Quando se trata de Bournout em estudantes, o stress passa de um nível saudável para um nível cronificado, o qual prejudica fatores cognitivos e emocionais do individuo e apresenta como consequência dificuldade em lidar com as exigências e pressões do ambiente acadêmico e posteriormente profissional. Algumas das somatizações dos indivíduos traduzem-se como fadiga acentuada, frequentes dores de cabeça, distúrbios gastrointestinais e respiratórios, insônia e labilidade emocional. As informações foram coletadas por meio de pesquisa bibliográfica, levantando, selecionando e documentando materiais já publicados sobre o tema. É de suma importância chamar atenção para essa temática devida sua extensão, inclusive levando a alguns autores o mencionarem como problema de saúde publica.

Descritores: Sindrome de Bunout. Estudantes. Saúde.

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Biografía del autor/a

Amanda Giomo Delalata

 

 

Publicado

2016-10-12

Cómo citar

Delalata, A. G., Santos, A. C. dos, Gouvea, J. C., Sciola, L. de P., & Peres, M. P. (2016). Sindrome de Burnout em estudantes acadêmicos: uma necessidade de atenção. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 5. Recuperado a partir de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/1767