Nível de evidência científica em trabalhos publicados sobre o bruxismo
Resumen
O bruxismo é a atividade parafuncional do sistema mastigatório que inclui apertar ou ranger os dentes em atividades não funcionais do sistema estomatognático. O grande aumento das forças oclusais geradas pelo bruxismo resulta em cargas extras não só na dentição, mas também em todo o sistema estomatognático, podendo causar danos à ATM, aos músculos, ao periodonto e à oclusão demonstrando a importância do conhecimento do cirurgião dentista clínico geral sobre o tema. O presente trabalho objetiva avaliar o nível de evidência das publicações sobre o tema e demonstrar o site Bireme como ferramenta gratuita de busca para o clínico. Foram realizadas buscas com as palavras chave, no site Bireme entre os meses de Fevereiro e Maio de 2016 e encontrados 227 artigos, dos quais 54 estavam disponíveis para consulta gratuita. Os dados foram tabulados considerando os tópicos: bases de dados citadas, assunto principal dos artigos, tipos de estudos encontrados, aspectos clínicos evidenciados nos artigos. Além da revista / ano de publicação e o idioma em que o artigo publicado foi escrito. Os dados disponíveis no site sobre as buscas realizadas foram expostos sob forma de gráficos e serviram como base para este trabalho. Não foi encontrada na revisão de literatura uma etiologia e metodologia únicas para o bruxismo; assim, o clínico deve saber reconhecer, avaliar sua classificação e intensidade e limitações no tratamento de pacientes portadores deste hábito, bem como trabalhar de forma integrada a outras áreas como Medicina e Psicologia são determinantes na conduta clínica desta parafunção.Apoio: Faculdades São José (FSJ)
Descritores: Bruxismo; Bruxismo do Sono; Toxinas Botulínicas Tipo A.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Citas
Demir A, Uysal T, Guray E, Basciftci FA. The relationship between bruxism and occlusal factors among seven- to 19-year-old Turkish children. Angle Orthod. 2004; 74(5):672-6.
Poblacion DA, Wintterh GP, Silva JM. Comunicação e produção cientifica: contexto, indicadores, avaliação. São Paulo: Angellara; 2006.
Dekon SFC, Pellizzer EP, Zavanelli AC, Ito L, Resende CA. Reabilitação oral em paciente portador de parafunção severa. Rev Odontol Araçatuba.2003; 24(1):54-9.
Descargas
Publicado
2017-05-14
Cómo citar
Cardozo, B., Oliveira, F., Quelhas, M., Garcia, M., França, L., & Souza, F. (2017). Nível de evidência científica em trabalhos publicados sobre o bruxismo. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 6. Recuperado a partir de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/2161